Civilização Grega.
Civilização Grega.
A Grécia é responsável ainda hoje pelas principais ideias do mundo, sobretudo do mundo ocidental, encontra se ideias gregas nas principais ciências contemporâneas, o fruto da evolução da cultura vem do mundo helênico.
A investigação racional levou o povo grego buscar as explicações para o mundo, entendimentos diferentes daqueles dados por lendas e mitos.
Foi na superação do mito que nasceu a filosofia grega, portanto, a importância do entendimento entre mito e filosofia e a mesma como fundamento das diversas ciências.
Foi exatamente na filosofia grega que encontramos figuras como Sócrates, Platão e Aristóteles, que influenciaram profundamente o pensamento ocidental.
Particularmente o cristianismo as duas principais escolas no mundo antigo e medieval, a patrística resultada do platonismo como fundamento, os santos padres, os grandes formuladores, principalmente santo Agostinho.
A Escolástica, a outra grande escola, elaborada por santo Tomás de Aquino, cujo fundamento, resultou também da filosofia helênica, particularmente do desenvolvimento do pensamento de Aristóteles.
Por meio da filosofia que surgiram outras ciências, entre elas Química, Matemática, Física, Biologia, Medicina etc. Os gregos tiveram um papel fundamental na construção da linguagem moderna.
Primeiro eles aperfeiçoaram o alfabeto fenício, antes tinha sofrido profundas influencias do dialeto aramaico, o grego remodelado serviu de base para reconstrução do latim, sendo que posteriormente desencadeou como base de alfabeto para os demais idiomas ocidentais.
É impossível entender o mundo contemporâneo sem entender o movimento helênico, particularmente o mundo grego, mas o mesmo também não poderá ser entendido sem sua relação com oriente, as bases do helenismo em grande parte veio do mundo Árabe.
A religião foi um dos elementos que deu sustentação a unidade da cultura grega, ela sempre apresentou dois modelos básicos.
O politeísmo isso é a crença que o mundo era governado por várias divindades. Outra característica de fundamental importância denomina de antropomorfismo, que atribui característica humana a Deus, Jesus Cristo é produto dessa ideologia.
Além do culto de vários deuses e heróis, os gregos formularam uma rica mitologia, construídas por numerosas histórias, fabulosas e fascinantes determinaram o modo de vida do povo, isso em cada cidade Estado.
Um fato muito importante na civilização grega, com a expansão militar do império Macedônico, Alexandre Magno levou a cultura grega entre os diversos povos do oriente.
Por lado mimeticamente a cultura dos povos dominados pelo grande império exerceu também influencia ao povo grego, essa mistura inevitável desenvolveu o que chamamos de cultura helênica.
Sendo que a mesma é de natureza cosmopolita, em oposição ao regionalismo da polis grega. A Grécia foi de fato o grande centro produtor da cultura, da filosofia e das ciências em regral geral, um fenômeno impressionante antes nunca visto em nenhuma outra parte do mundo.
Os grandes centros de difusão da cultura helenística foram as cidades de Antioquia, Pérgamo e Alexandria, que possuíam mas que 100 mil rolos de papiro, nos quais estavam compilados todos os saberes científicos e filosóficos da época. Alexandria o cento da cultura do mundo.
Na filosofia o campo do saber foi denominado por um campo de incertezas, descrenças e materialismo. Podemos destacar por essa época, Zenão 336-263 antes de Cristo, fundador do estoicismo. Epicuro 336-263 antes de cristo que pregava o hedonismo.
No campo das ciências, aconteceu uma grande troca de conhecimento, entre os sábios gregos e os orientais, o que fez alavancar o conhecimento científico, o desenvolvimento da geometria de Euclides, Astronomia de Hiparco e Erastóstenes, Física de Arquimeses.
A base de tudo que existe no mundo, na verdade as civilizações do ocidente até mesmo o oriente são gregas, se a Grécia não tivesse produzido o grande movimento que foi o helenismo, o ocidente com toda certeza não seria o que é hoje, muito menos parte significativa do resto do mundo.
Edjar Dias de Vasconcelos.
Autor: Edjar Dias De Vasconcelos
Artigos Relacionados
Cidade De Mileto O Berço Da Filosofia.
A Importância De Entender Fílon De Alexandria.
Uma Rápida Visão Geral Da Antiguidade Grega
O Que Foi A Filosofia Patrística.
A Origem E Evolução Dos Povos Indo-europeus. Esse Artigo é Muito Bom, Todos Os Professores Precisam De Ler.
Como Entender O Caos Na Mitologia Grega
História Da Filosofia Em Uma Aula