O ensino de semântica e pragmática: interfaces



 Vários professores encontram dificuldades quando o assunto da aula é o estudo dos significados das palavras. É competência da Semântica estudar os signos, significados, enunciados, enunciação, para que haja uma compreensão textual mais eficiente e  envolva não somente os conhecimentos textuais, mas também os contextuais, que estão em um círculo inevitável entre: sujeito, mundo e texto interagindo constantemente entre si.

   O fato é que ainda não se tem a semântica como uma ciência autônoma, independente. Isso se dá porque existem inúmeras teorias conceituais sobre ela, mas o seu objeto de estudo: “o significado” não é uma coisa concreta, acabada, mas abstrata, aberta e vaga.

    O que proponho nesse artigo é trazer uma nova proposta de ensino em que os professores precisam ensinar os significados lexicais partindo da prática para a teoria de maneira contextualizada, sem que haja exemplos descontextualizados e isolados, porque o texto é a base para entender os significados das palavras.

    A pragmática que estuda a linguagem em uso é disciplina importante e indissociável para entendermos os significados. Ora o uso é que auxilia o entendimento dos enunciados e por isso também abordarei essa relação entre ela e a semântica que são interdependentes e cruciais para um ensino de língua materna mais eficaz, que por muito tempo limitou-se apenas ao estudo da gramática normativa. É preciso entender que várias regras morfossintáticas que a gramática normativa ensina a decorar, são facilmente resolvidas pela semântica, as quais serão mostradas ao longo deste artigo. 


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