A Internet Brasileira Está Na Idade Da Pedra!



Nunca havia visto um site brasileiro, ou mesmo ouvido uma palavra em português até começar a trabalhar na Strategic Deals, empresa Americana, mas de proprietários Brasileiros. Ano passado ouvi rumores de que a empresa estava planejando investir no "inexplorado" mercado de webmarketing Brasileiro, acabei me envolvendo na idéia.

Fui então apresentado à Internet Brasileira. 1% dos sites Brasileiros merecem meus aplausos (bancos com muito mais segurança do que temos aqui, grandes sites de e-commerce como Submarino, UOL, Globo.com, enfim, sites de grandes empresas em geral se parecem muito em todo o mundo - eles têm dinheiro para pagar quem tem a informação mais atualizada e sabe fazer as coisas). Mas 99% me deram uma sensação nostálgica de que eu já tinha visto aquilo antes...em 1995!

Banners piscantes, design pobre e antiquado, longas introduções em Flash, sites completamente sem foco, poluição visual intensa, totalmente ineficazes comercialmente (a maioria nem sequer sabe que está deixando de fechar milhares de vendas por causa disso). Utilizamos softwares avançados para saber o que os sites Brasileiros estavam fazendo em relação ao webmarketing e descobrimos que a maioria não faz muito, não faz nada ou faz errado. É claro que os que têm dinheiro para pagar uma agência séria acabam tendo a vantagem competitiva ao oferecer ao visitante um site limpo e eficiente e realizar campanhas de marketing decentes. Mas estou me referindo especificamente ao pequeno e médio, ao empresário que precisa de uma presença online, à pessoa que monta um site pessoal para vender os próprios serviços ou lucrar com programas de afiliados ou AdSense. Estes não tem acesso às boas agências e geralmente precisam fazer tudo sozinhos.

Falando em agências... É incrível a quantidade de empresas e profissionais oferecendo serviços de design e marketing que não fazem o que falam! Uma busca no Google por palavras relacionadas ao marketing online e webdesign, retorna em sua maioria páginas oferencendo serviços (ninguém quer passar informação, todo mundo quer lucrar com o serviço prestado). O problema é que a grande maioria destas páginas é extremamente pobre em termos de design e eficácia técnica e comercial. Você confiaria o site de sua empresa a um profissional cujo site é mal desenhado, possui links que não funcionam, não oferece informações satisfatórias, sendo as vezes até difícil achar o link para entrar em contato com eles? O mais incrível ainda é que pela idade dos sites, supomos que tem gente que os contrata por eles estão vivos a anos!

Fizemos uma varredura no material disponível sobre webmarketing, livros, e-books, cursos. Não achamos nada que possa ensinar os webmasters Brasileiros a adquirirem uma vedadeira vantagem competitiva. O que encontramos foi informação velha, bem ultrapassada, a maior parte coisas que você acha de graça de procurar bem em fóruns e artigos, ou são meras traduções de material baratíssimo em Inglês.

Mas qual é o problema? Será a barreira da língua? (a maior parte dos Brasileiros não domina o Inglês, por isso não tem acesso à informações atualizadas e avançadas); será a barreira da moeda? (o material realmente bom e avançado é muito caro em dólar - um de nossos parceiros, John Reese, especialista em geração de tráfego, comercializa seu curso a 997 dólares - o que seria inviável para a maioria dos webmasters brasileiros e pequenos empresários.

Estou muito curioso para ver os resultados nos próximos anos deste projeto que estamos desenvolvendo. Se você quiser maiores informações ou até mesmo participar do projeto, acesse www.dominandoaweb.com ou entre em contato conosco através do email [email protected]

Este artigo foi traduzido do Inglês por Rodrigo Staeber - quem sabe daqui alguns anos Mike não precise mais de um tradutor :)


Autor: Mike Bauer


Artigos Relacionados


Por Você

Uma Folha

Brasil

A Noite

Confesso

Poema Dedicado

Amar é Ser Humano