XADREZ NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO



RESUMO: Este artigo visa apresentar um novo método de trabalho, através do lúdico, precisamente com o jogo de xadrez que pode ser utilizado nas escolas para o aprimoramento da matemática em sala de aula. O xadrez será usado para a introdução de regras e para exemplificar cálculos matemáticos, seu uso contribui ao processo de ensino-aprendizagem da matemática, especialmente, no Ensino Fundamental, com alunos da 5ª Série, portanto, o xadrez se destaca como um método de ensino eficaz. Muitos teóricos desenvolvem a pesquisa enfocando o lúdico dentre eles os filósofos, os sociólogos, o psicanalíticos, psicólogos, e pedagogos que tratam o tema como um enfoque educativo em que estimula a criatividade, a inteligência e o meio social de cada participante no processo. Assim, objetivamos aplicar os jogos de xadrez na 5ª série para que os alunos passem a entender os cálculos com mais facilidade; refletir sobre a importância de se utilizar o xadrez como suporte no processo de ensino-aprendizagem; fazer uma reflexão teórica sobre esta metodologia. A pesquisa foi desenvolvida na escola estadual “Professora Maria Esther Peres”, do município de Vila Rica - MT. O embasamento teórico para esta prática tem como fio condutor às idéias de VYGOTSKY (1989); PCNs (1998);  FERNÁNDEZ (1991); VILLAR (1993); BROUGÉRE (2003); CUNHA (1994); SAMPAIO (2005).

PALAVRAS-CHAVE: xadrez, aplicação, ensino, aprendizagem, matemática.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Ensino Da Matemática Na Educação Infantil E Especial

A ImportÂncia Do LÚdico No Ensino Da MatemÁtica

Importância Do Lúdico Na Matemática

Critérios De Avaliação No Processo De Ensino Aprendizagem Escolar Dos Professores Do 1° Ano Do Ensino Fundamental

Interdisciplinaridade E Contextualização No Ensino De Geometria: O Número De Ouro E A Divina Proporção

O Ensino Da Geometria Em Escolas Estaduais E Municipais .

O Uso Da Internet No Ensino De Geografia