Relacionamento Interpessoal com Ênfase à Gestão de Pessoas



Jaciara Maria de Freitas
Lucinéia Miranda de Oliveira Candido

Todos os membros da organização são responsáveis pela qualidade e pelo bom relacionamento interpessoal. São formados grupos de trabalho para dividir as funções, separar os departamentos, onde todos buscam alcançar os mesmos objetivos para obter os melhores resultados.

O relacionamento interpessoal é o convívio com as outras pessoas, seu modo de agir, de se relacionar, trazendo a melhor compreensão, a melhor convivência, a percepção do comportamento em grupo, entre outros.

Existem algumas aptidões para se obter com mais eficiência o desenvolvimento interpessoal, por exemplo: saber como ouvir, informar, elogiar, dialogar, avaliar e disciplinar. As diferenças e semelhanças podem trazer efeitos positivos e negativos no relacionamento interpessoal, seja na empresa ou na vida pessoal.

A reciprocidade ela pode ser positiva na organização trazendo manifestações no comportamento. A complementaridade é benéfica também, pois ensina a planejar e executar, contudo às vezes pode ser prejudicial, pois pode provocar dependência.

Os conflitos dentro das organizações podem ser proveitosos, nem sempre eles são destrutivos, sempre existe um conflito quando há divergências de opiniões é necessário encontrar uma solução que favoreça ambas as partes, pois alguns exercem maior poder nas outras pessoas, às vezes influencia para o bem e às vezes para o mau.

O poder e o reconhecimento dos funcionários é resultado de diferentes acontecimentos que pode ocorrer dentro e também fora das organizações, fazendo com que as pessoas se espelhem nas outras que por sua vez são admirados. Não esquecendo que o poder e muito relativo, às vezes faz com que a situação seja distorcida e assim havendo o abuso de poder e coação, fazendo com que a pouca qualificação obrigue as pessoas a aceitarem estes tipos de situação.

Quanto maior o envolvimento e a exposição do indivíduo menos privacidade se tem, assuntos pessoais às vezes podem fazer com que as pessoas se exponham o que não é bom dentro das organizações, por outro lado certos tipos de intimidades fazem com que as pessoas se aproximem mais e tenham confiança umas nas outras. O grau de intimidade dentro de uma organização às vezes pode ser encarado como algo negativo às vezes prejudicando o indivíduo, por isso existem muitas pessoas que evitam assuntos pessoais e opiniões em relação a assuntos delicados, polêmicos ou íntimo.

É importante aprender a perceber os outros e a si mesmo para assim causar uma primeira boa impressão dentro de um grupo, lembrando que fatores externos, ou seja, fora da empresa como time, religião, gosto musical entre outros podem ter influencia no relacionamento organizacional, fazendo com que a confiança e a afinidade seja maior. Quando somos avaliados por outra pessoa de forma satisfatória ou não, é preciso entender de forma positiva, fazendo assim com que busquemos sempre o melhor, principalmente no ambiente organizacional, a satisfação também pode podem ser atingida através de uma necessidade suprida no geral.

Casos de insatisfação podem ocorrer por diferentes motivos, que podem ser internos ou externos como divergência de opiniões, diferentes objetivos, conflitos pessoais, falta de dinheiro, falta de espaço entre outros. Pessoas com comprometimento podem ser considerar um passo a frente dos demais, pois é um grande diferencial na hora da contratação de mão de obra, manter um bom relacionamento social com as diferentes pessoas dentro da organização mostra o quanto a pessoa até mesmo com a hierarquia.

Bons relacionamentos podem ser aproveitados até mesmo na hora da contratação de novos funcionários, através de indicação pelos funcionários mais antigos, a cultura e estrutura organizacional têm uma forte influência na vida de seus colaboradores. Os relacionamentos interpessoais a muito vem sendo estudado principalmente no ambiente profissional, estudos sobre o tratamento entre chefe e subordinado com diferentes idades, os conflitos e suas soluções.

Tudo que é relacionado a relacionamento interpessoal pode ser visto dentro da organização, o estudo pode facilitar o entendimento de todos os conceitos discutidos das relações entre as pessoas, e com a cooperação de todo o avanço será cada vez maior.

Os estudos podem ser muito bem vindos para os dois lados, organizacional e científico, fazendo com que a psicologia organizacional e o estudo do comportamento interpessoal juntos tenham sucesso absoluto.


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