O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO



O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Jandir Luiz Cagliari 1 Geraldo Aparecido de Lima 2 Vanábio Sebastião Pereira da Silva 3 UNEMAT, Vila Rica, MT.

RESUMO

Este artigo retrata alguns fatores importantes da utilização de computadores por crianças e adolescentes na escola e consequentemente seus impactos diretos no aprendizado. A tecnologia da informação representa um importante papel na educação, não devendo, entretanto, representar uma finalidade em si mesma, mas sim, sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem. Palavras chave: Tecnologia; Criança; Educação; Aprendizado.

1- INTRODUÇÃO

A informática educacional tem como objetivo permitir aos alunos o contato com este mundo informatizado, sendo mais um recurso para haver uma aprendizagem mais prazerosa, através de softwares educativos com conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor. Trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina. A tecnologia pode ser representada por um conjunto de características especificas do sistema técnico no cenário em que a mesma atua. Podemos então definir resumidamente o que seria tecnologia, como sendo qualquer insumo de produto criado ou então inovado, e que este por sinal tenha seu devido mercado, representado pelas necessidades de utilização no meio em que se encontra inserido. É notório, portanto, o uso de novas tecnologias pelo indivíduo na organização, onde pelo fator do próprio pré-requisito, é na escola (educação) que devemos nos preparar, isto é, é nesse momento que temos a chance de obtermos conhecimento e sabedoria a fim de estarmos preparados para a futura investida no mercado de trabalho.

2- MÉTODOS

Para a realização do presente estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando artigos que abordam sobre o uso das tecnologias de informática na educação, principalmente na infância.

3- FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

Tecnologia: Na utilização da tecnologia, principalmente a informática, em nosso cotidiano é condição  para a realização de nossas tarefas e afazeres mais básicos, o que não dizer no difícil acréscimo profissional. Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e o adolescente? E a criança? Os pais, alunos e profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas crianças, vivem hoje uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico devido à presença marcante da tecnologia em nossas vidas seja nos bancos, nas residências e principalmente nas escolas. Será que todas as pessoas efetivamente, estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação? Oliveira (2008) destaca a importância da informática no processo de ensino: Sabe-se que o sucesso educacional não se concentra apenas nas ferramentas metodológicas utilizadas, mas em especial na presença do professor, que está constantemente procurando meios para melhorar a qualidade do ensino. Neste sentido, a tecnologia da informática possibilita um novo caminho a ser percorrido. Criança e Educação: Seguindo alguns princípios de Piaget (1975 apud Rosini, 2010 ), se vê por exemplo, no caso de crianças, que as mesmas devem ter um determinado tempo adequado para gozar a sua infância, ter um período ideal para entrada na escola e começar a partir dê ser alfabetizada, ou seja, a criança deve alcançar e obter certo grau mínimo de maturidade para aí sim se envolver com atribuições de maior responsabilidade. Vygotski(1988) afirma que a aprendizagem é que gera o desenvolvimento, já Piaget afirma que é o desenvolvimento das estruturas mentais que leva à aprendizagem. A partir de Vygotski (1988), afirma-se que: A Educação não fica a espera do desenvolvimento intelectual da criança e que a função da escola, tendo o professor como mediador da aprendizagem,é levar o aluno adiante, pois quanto mais ele aprende mais se desenvolve mentalmente. Sabe-se, que pelo simples fato de uma criança olhar e manipular um computador pode levá-la a ter certo impacto num primeiro momento, levando em alguns casos a alterações no quadro psicológico, pois o tratamento é feito com a máquina através de um processo mecanicista e artificial e não através do relacionamento com outros seres humanos. Deve-se preocupar em propor e executar todas as técnicas viáveis e até aqui conhecidas tradicionalmente de aprendizado com as crianças, visando a influenciar sua imaginação, coordenação motora e criatividade como sempre. Aprendizado: Como se sabe, o computador (hardware) só é capaz de processar dados, mas em nível lógico (software) pode-se trabalhar com informações, editando textos, automatizando processos, a partir dos fundamentos trazidos pela teoria da informação pode esboçar mais o fluxo do conhecimento e da sabedoria, conforme relata Bonilla (1997, p.02 apud Oliveira, 2008) diz: O computador é um recurso que pode desencadear uma nova dinâmica educacional, proporcionado à possibilidade de mudanças de paradigmas, pois facilita o fazer, o executar e criar coisas encurta as distâncias e facilita a comunicação. Portanto a sua utilização na educação significa uma possibilidade de estruturar, potencializar e fortalecer novas ideias, que podem transformar a escola num espaço vivo de produção, recepção e socialização de conhecimentos. O conhecimento, supostamente é adquirido primeiramente através do processo de comunicação existente no meio localizado, gerando informações ao mesmo. Através destas informações, poderemos adquirir ou não o conhecimento esperado. Isto nos leva a discorrer um pouco sobre a sabedoria. Onde o saber é desenvolvido através da vivência, e não exclusivamente pela inteligência. Envolve saber dispor do conhecimento e da ação de modo a trazer o máximo beneficio para os indivíduos. Se o conhecimento muitas vezes nos leva a uma postura arrogante, a sabedoria só se atinge a partir da humildade, podendo ser entendida em função da ação associada e no contexto e no momento específico desta ação, não podendo ser expressa em termos de regras, isto é, não pode ser generalizada, nem transmitida diretamente, sendo inseparável da realização pessoal daquele que busca o saber.

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo com o exposto nesse trabalho, ficam evidenciados os apontamentos e conclui-se que o fator fundamental no processo de aprendizagem com a utilização da tecnologia de informática com crianças e adolescentes é que, não se pode em hipótese alguma tornar esse método (ferramenta) como prioritário no ensino, isto é, como condição, mas sim em uma segunda ordem de escala e importância, como sendo um "pano de fundo", permitindo somente a estas crianças e adolescentes a utilização lúdica da tecnologia, preparando-as assim para uma melhor vida futura e presente, através do acompanhamento dessa evolução tecnológica, despertando desta maneira a utilização racional dessa tecnologia nas novas eras.

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NEVES, Rita de Araújo. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. Universidade Federal de Pelotas, RS. Ano 2006. Consulta em 12/11/2012. OLIVEIRA, Nilza Ap. Silva. O Uso da Tecnologia da Informática na Educação – da Teoria à Prática. Ano 2008. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1019-4.pdf, consulta em 12/11/2012. ROSINI, Alessandro Marco. O uso da tecnologia da informática na educação. Uma reflexão no ensino com crianças. Ano 2010. Consulta em 12/11/2012.


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