O que é TELEMEDICINA ?
Após contribuir para a democratização do acesso a informação, gerenciar os sistemas burocráticos, em bancos, repartições públicas e empresas, e proporcionar uma farta oferta de cultura e entretenimento, as novas tecnologias continuam vencendo barreiras e ampliando suas áreas de atuação.
É o que acontece atualmente com a telemedicina, método que, através das modernas tecnologias da informação e sistemas de telecomunicações, minimiza as distâncias entre empresas que desenvolvem a medicina ocupacional, ou medicina do trabalho, visando preservar a qualidade de vida e a integridade do seu trabalhador, principalmente de regiões isoladas dos grandes centros, e os profissionais da saúde, que passaram a contar com um importante aliado no processo de simplificação das atividades desenvolvidas.
Atualmente, os sistemas de saúde não comportam toda a demanda. Em casos mais cotidianos, por exemplo, é comum presenciarmos a falta de médicos em hospitais e clínicas. Neste sentido, empresas encontram grandes dificuldades para atender todas suas necessidades quanto à medicina do trabalho e, para isso, a Tecnologia da Informação, através da telemedicina, é considerada uma provável saída, eficiente e ágil.
Muitas ações dentro da medicina aparentemente são de fácil realização, entretanto, há sempre, nos pequenos centros, por exemplo, a ausência de especialistas ou ainda equipamentos para análises especificas. O eletroencefalograma, por exemplo, é característico desta situação. De fácil realização, o exame passa a se complicar na medida em que grande parte das cidades se quer possuem o aparelho que realiza o exame, ou ainda não contam com técnico para operação e nem especialista para interpretar os resultados. Isso ocorre também com outros exames específicos como eletrocardiograma, espirometria, campo visual computadorizado e polissonografia, entre outros.
Nesse contexto é que entram em ação as vantagens trazidas pela telemedicina. Com sistemas integrados e de alta capacidade, através da internet, é possível analisar e interpretar o exame. Entretanto, de acordo com a Organização Nacional de Acreditação, ONA, é importante que as empresas que utilizam serviços de telemedicina contemplem processos permanentes de avaliação e de certificação da qualidade dos seus serviços, permitindo o aprimoramento contínuo das atividades, bem como projetos que defendam a sustentabilidade, respeitando as limitações do espaço físico e adequando as necessidades humanas a elas.
O campo da telemedicina é bastante amplo e capaz de abrigar diversas variáveis. A telemedicina pode promover a troca de informações entre dois médicos, realizar reuniões com especialistas em países diferentes, até simplificar e agilizar a gestão de laudos de exames em empresas.
O fato é que a telemedicina se amplia a cada dia no Brasil. Não apenas hospitais e instituições de saúde estão contando com os serviços promovidos pela telemedicina, mas também casos como assistência direta a pacientes, como idosos ou portadores de doenças crônicas. Além disso, como já relatado, a telemedicina vem sendo capaz de reduzir as distâncias geográficas e proporcionar assistência médica específica a empresas e pacientes de regiões extremamente distantes, já que, devido à limitação de equipamentos, especialistas encontram grandes dificuldades para realizarem laudos de empresas que desenvolvem a medicina do trabalho, atuando a telemedicina diretamente na facilitação da liberação da documentação do colaborador.
De acordo com a empresa Laudo à Distância, que atua no ramo da telemedicina na produção de laudos para empresas, a telemedicina “está consolidada nos países desenvolvidos e é rotina na maioria dos serviços de saúde”, agilizando os trabalhos e proporcionando diversas outras vantagens, como facilidade para criação de um banco de dados com materiais e laudos e o atendimento às regiões geograficamente prejudicadas.
Os benefícios da telemedicina tem atingido pacientes, empresas e até órgãos públicos, já que uma gestão eficiente e programada é capaz de reduzir custos e facilitar cada vez mais as ações através das novas tecnologias.
fonte: www.portalsaudeocupacional.ning.com
Autor:
Artigos Relacionados
Eletromed - Eletromedicina De Santa Catarina
RelevÂncia E Ética Da Telemedicina E Sua Abordagem No CurrÍculo MÉdico
Telemedicina - Um Futuro Sustentado Financeiramente E Por Boas Práticas (reflexões)
Técnica Da Telemedicina
EducaÇÃo À DistÂncia - A EducaÇÃo Que EstÁ Crescendo Com O AvanÇo Da Tecnologia
EducaÇÃo À DistÂncia - A EducaÇÃo Que EstÁ Crescendo Com O AvanÇo Da Tecnologia
PiraÍ Digital – O ServiÇo De TelecomunicaÇÕes Que Garantiu O Sucesso Do MunicÍpio