Salve Jorge, Guerra dos Sexos e Lado a Lado - a baixa audiência das novas novelas da Globo



A Rede Globo está com novelas novas nos seus três principais horários de teledramaturgia: a faixa das seis, das sete e das oito horas. O que deveria ser um momento de renovação das audiências e fortalecimento das novas tramas tem sido uma desagradável surpresa. Diferente do que a emissora está acostumada a ver, os números do Ibope não estão sendo animadores dessa vez.

Para se ter uma idéia, em seu primeiro mês de exibição, Avenida Brasil registrou média de 34 pontos. Sua sucessora, Salve Jorge, não passa dos 22 pontos desde a estréia, em 22 de outubro. A situação é ainda pior para as outras tramas. O remake de Guerra dos Sexos, exibido no horário das sete, tem alcançado média de 21 pontos, e a novela de época que ocupa a faixa das seis horas, Lado a Lado, vem atingindo 18 pontos no Ibope.

Especialistas em teledramaturgia dizem que a baixa audiência é natural nas primeiras semanas de uma nova novela, já que o público ainda não está envolvido com a história nem familiarizado com os personagens. Entretanto, o que temos visto é o tempo passar sem que os índices de audiência apresentem aumento significativo, e isso é preocupante, especialmente quando se trata de novelas da Globo.

A essa altura, já existem explicações particulares para o insucesso de cada novela, já que para tramas tão diferentes a causa não pode ser uma só. Apesar disso, um fator tem sido apontado como sabotador das três novelas: a renovação de linguagem trazida por Avenida Brasil. O ritmo acelerado e as reviravoltas constantes conduzidas pelo autor João Emanuel Carneiro seriam a causa da impaciência do público, que agora sente falta de uma trama mais elaborada e não se deixa mais prender pelas fórmulas batidas da teledramaturgia “global”.

A emissora não admite preocupação com os números e se diz satisfeita com o desempenho das novas tramas, mas tratou logo de divulgar uma nota em que aponta um culpado pelos baixos índices no Ibope: o horário de verão. A nota assinada pela Central Globo de Comunicação diz que “além do tradicional impacto do horário de verão e da natural adaptação do público às novas tramas, todas elas estão indo bem. A TV Globo está satisfeita com seus desempenhos”.

Apesar disso, há rumores de que a emissora está disposta a realizar mudanças nas novelas, e para isso vai ouvir alguns espectadores, como já é costume toda vez que um problema desse tipo acontece. Só que, para complicar ainda mais, a autora Glória Perez já avisou que em sua novela ninguém mexe. Em seu Twitter, Glória escreveu: "Aviso a vocês que não existe nenhum plano B. O único plano B que estou vendo é essa tentativa patética de plantar boatos! Salve Jorge!”. Vamos aguardar os próximos capítulos.


Autor: Telma Gomes Souza


Artigos Relacionados


A Recepção Do Público à Estréia De Salve Jorge

Gabriela Na Tela Da Globo

Salve Jorge E O Estilo De Gravar Da Autora Glória Perez

Saiba Como Foi Feita A Abertura Da Novela Salve Jorge

Roque Santeiro, Uma Novela Que Marcou época

O Sucesso De Rodrigo Faro Como Apresentador

Saiba Mais Sobre São Jorge, O Santo Que é Destaque Da Novela Salve Jorge