Parasitoses: como a falta de saneamento e as precárias condições de higiene podem interferir na saúde de uma comunidade
Descrição do problema:
A falta de saneamento básico e as precárias condições de higiene são responsáveis por várias patologias de origem parasitarias atingindo todas as faixas etárias.
Diagnóstico Educativo:
De acordo com a realidade observada e dos dados colhidos durante as visitas domiciliares, será elaborado material informativo, e apresentado através do diálogo e de dramatizações, sempre valorizando o saber popular.
6. Justificativa
De acordo com a realidade social, econômica e ambiental observada no povoado de Lagoa Preta durante visitas domiciliares, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas educativas que possam levar informação a comunidade sobre como ela pode se prevenir de uma série de parasitologias ou verminoses, sobre as quais se encontra exposta.
A localidade possui precárias condições de saneamento básico, a água vem de cisternas, de tanque de chão ou da chuva; o lixo é coletado uma vez por semana e levado para o lixão municipal, alguns moradores queimam os resíduos; o esgoto doméstico é jogado a céu aberto; os dejetos humanos são depositados em fossas nos quintais.
Os dados colhidos durante as visitas domiciliares nos meses de agosto a outubro mostram que a maioria dos habitantes do povoado possuem baixas condições socioeconômicas, nível de escolaridade e de acesso aos serviços de saúde, pois o povoado não possui uma unidade básica de saúde.
Com as informações levadas objetivamos educar a comunidade para que ela possa ter melhores condições de saúde.
7. Objetivo
Informar a comunidade sobre como se prevenir das doenças parasitárias mais comuns frente a sua realidade.
8. Objetivos específicos:
ü Discutir com a comunidade os tipos mais comuns de parasitas.
ü Apresentar as principais características das doenças parasitárias, nome comum, sintomas...
ü Identificar as formas de transmissão dos parasitas;
ü Mostrar os problemas causados a saúde humana através dos parasitas;
ü Apontar as medidas de prevenção dos parasitas;
ü Ouvir a comunidade sobre o tema apresentado;