2012: O NOVEMBRO DAS INVASÕES EM BOM JARDIM-MA



O fato das invasões é como um bolo que inchou - de longos anos sem política habitacional ou frágil política para o setor local que venha a suprir o problema dos sem-teto. Os números estavam inchados nos recantos da cidade em aluguéis estampados e casas
"inchadas". Sou a favor que haja política habitacional para resolver o problema. Mas acontece que o sr. Gestor (do momento) não promoveu a devida política, e a coisa explodiu, ou viu na situação de transição de governo a oportunidade viável. Dois dos lotes invadidos eram para construir casas do programa Minha Casa Minha Vida. Acontece que faz um bom tempo que o governo Roque Portela tinha simplesmente que doar os terrenos para a caixa, e não o fez, se omitiu. Os outros terrenos, localizados dentro do perímetro urbano - há muito tempo era para já ter sidos adquiridos e loteados aos sem teto. E por outro lado, os donos desses terrenos não pretendendo abrir mão (vender ou lotear, como fez a Srª Joana Vieira), e, no entanto, deu no que deu.
Para uns é a força da necessidade que está movendo a ocorrência dessas invasões. Para outros, é a força da ganância, pois existem pessoas que tem 2, 3 lotes invadidos e até residência. E isso foge a regra da necessidade das invasões frente a ausência de fiscalização, já que o fato é irregular e desordenado. Sou a favor de que se faça política habitacional para os reais sem-teto, e não para os gananciosos que invadem para se "apossar do alheio" - o que considero crime de fato.

Download do artigo
Autor: Adilson Motta


Artigos Relacionados


Mapa Dos Povoados De Bom Jardim (ma) Na Região Miril

Ser Mineiro

O Príncipe

Lei Orgânica De Bom Jardim - Maranhão

São João Do Caru - Um Pequeno Capítulo De Sua História

A Fonte

Micro Reserva Biológica Em Bom Jardim