A IMPORTÂNCIA DE APRENDER A LER E A ESCREVER.



A IMPORTÂNCIA DE APRENDER A LER E A ESCREVER

Em nossa sociedade atual, podemos observar a importância que a leitura e a escrita tem sido na vida e desenvolvimento de uma sociedade, com isso é importante destacar a necessariedade de se aprender a ler e a escrever. É preciso que as pessoas cultivem o habito da leitura e da escrita, podendo assim inserir-se na sociedade para se tornarem sujeitos críticos, com isso podemos observar que é de fundamental importância a língua escrita e falada dentro de uma sociedade. Através disso observamos que a escrita já não é mais vista apenas como uma questão pedagógica, mas também como um grande investimento na formação humana, tanto socialmente e culturalmente falando. No Brasil a questão do letramento deve ser mais destacada em nossa sociedade, isso pelo fato de ainda ser grande o número de pessoas analfabetas. Apesar de toda a importância dada a escrita e a leitura ainda existem aqueles indivíduos que deixam ou perdem a oportunidade de aprender a ler e escrever, porém é preciso que essas pessoas sejam incentivadas e motivas a fazerem o uso dessa prática. São várias as explicações para a desistência desses indivíduos durante a sua aprendizagem, podendo estar diretamente relacionado a problemas de aprendizagem, a falta de compreensão do aluno e muitas vezes também pela falta de dialogo entre professor e aluno. Enfim os motivos são muitos, porém estudos a cerca do letramento dá fundamentação a três hipóteses que explicam essa desistência ou fracasso com relação a língua escrita. Os docentes precisam considerar e respeitar as diferentes práticas letradas, cujas praticas variam conforme as diversas culturas, com isso é importante a paciência do professor para lidar com esses padrões de escrita trazidos de uma cultura diferente. Uma segunda questão é a consideração que deve existir com relação ao aprendiz, pois durante essa fase o mesmo passa por dificuldades com relação a escrita, daí então é que o professor precisa ser compreensivo, pois é daí que surge uma relação não muito agradável entre professor e aluno. Outra questão é com relação aos princípios da questão de alfabetizar letrando, isso pelo fato de que a escrita está relacionada as condições cognitivas e culturais. Através desse contexto talvez o aprendiz resista ao aprendizado, isso por vários motivos próprios, fazendo assim com que o alunos se sinta inseguro com relação ao seu desenvolvimento e a sua forma de aprendizagem, se sentindo incapaz de aprender alguma coisa. ... a aprendizagem da língua escrita envolve um processo de aculturação – através, e na direção das práticas discursivas de grupos letrados - , não sendo, portanto, apenas um processo marcado pelo conflito, como todo processo de aprendizagem, mas também um processo de perda e de luta social. (...) (...) há uma dimensão de poder envolvida no processo de aculturação efetivado na escola: aprender – ou não – a ler e escrever não equivale a aprender uma técnica ou um conjunto de conhecimentos. O que está envolvido para o aluno adulto é a aceitação ou o desafio e a rejeição dos pressupostos, concepções e práticas de um grupo dominante – a saber, as práticas de letramento desses grupos entre as quais se incluem a leitura e a produção de textos em diversas instituições, bem como as formas legitimadas de se falar desses textos -, e o conseqüente abandono (e rejeição) das práticas culturais primárias de seu grupo subalterno que, até esse momento, eram as que lhe permitiam compreender o mundo. (KLEIMAN, 2001, p. 271) É comum observarmos casos de alunos que se rebelam dentro da sala de aula como uma forma de resistência ao letramento, através das práticas pedagógicas. O professor sempre está tentando aproximar o aluno da escrita, para assim os mesmos poderem compreender melhor o uso da escrita e da leitura. Porém os alunos já tem uma visão totalmente diferente dessa prática docente, levando sempre a atividade por um outro lado, criticando a forma e a boa intenção que o professor tem de trabalhar com a questão da escrita e da leitura. O indivíduo percorre um longo e difícil caminho com relação ao letramento quando o mesmo se ignora a compreender a importância do processo de letramento e alfabetização, acabando assim deixando de freqüentar a escola. O professor então precisa desenvolver técnicas que desperte nos alunos a vontade e a consciência da importância de saber ler e escrever, inserindo o mesmo nos contextos sociais de forma a se tornar um cidadão crítico. Atualmente a questão do letramento está sendo muito estudada, devido as suas práticas sociais com relação ao uso da escrita, utilizando a mesma como uma forma mais completa de se comunicar. Através dos diversos estudos realizados a cerca da realidade do letramento é possível fazer diversas classificações de letramento, como, por exemplo, o letramento social e o letramento escolar, podendo assim estipular semelhanças e particularidades entre os mesmos. Podendo assim definir os mais diversos tipos de letramento a partir das práticas e eventos realizados pelos sujeitos de uma sociedade, permitindo assim aproximar a realidade dos diferentes grupos sociais. Com relação aos programas de alfabetização Kleiman tem a seguinte opinião: Se por meio das grandes pesquisas quantitativas, podemos conhecer onde e quando intervir em nível global, os estudos acadêmicos qualitativos, geralmente de tipo etnográfico, permitem conhecer as perspectivas específicas dos usuários e os contextos de uso e apropriação da escrita, permitindo, portanto, avaliar o impacto das intervenções e até, de forma semelhante à das macro análises, procurar tendências gerais capazes de subsidiar as políticas de implementação de programas. (KLEIMAN, 2001, p. 269) Com isso observamos a necessidade de o letramento nas escolas tanto na educação, teoria e prática, podendo observar as contribuições que o mesmo desenvolve a respeito do processo de aprendizagem de uma criança ou até mesmo adulto. É preciso que o Brasil sofra transformação com relação à leitura e escrita, transformando a sociedade em uma sociedade leitora, pois assim além dos avanços tecnológicos que está ocorrendo no país também ocorrerá um grande avanço na educação também.


Autor: Michelly De Souza Ortiz


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