Produção audiovisual cresce no Brasil com popularização de eletrônicos



Uma produção audiovisual envolvendo um número considerável de profissionais e equipamentos. Desde uma pequena veiculação publicitária a um filme de peso exibido no cinema, vários são os passos que devem ser seguidos para garantir a qualidade do produto final.

O roteiro, a fotografia e iluminação, o figurino, os atores, a edição, etc. São várias etapas que exigem horas de trabalho e o que antigamente era impensado, hoje virou comum.

Uma produção audiovisual pode ser gravada por meio de um telefone, por exemplo. Mas, é claro que a diferença no produto final é evidente quando se usa eletrônicos amadores e profissionais.

A popularização de vídeos pela internet, feitos e enviados por meio de câmeras amadoras, se deu graças à revolução tecnológica ocorrida nos últimos anos. Com ela, aparelhos tiveram seu custo reduzido e grande parte da população conseguiu ter acesso à internet. Assim, filmes caseiros de todos os gêneros e formatos pipocam nos sites todos os dias.

Com essa mudança, o número de festivais e mostras voltados para a chamada arte eletrônica cresce no Brasil. Grande parte dos vídeos editados em celulares acaba indo parar no Youtube como forma de diversão. Mas, há quem realmente leve a sério e receba prêmios por isso. São produtores independentes que realizam filmes de curta ou até longa duração dentro de estúdios caseiros.

Isso já movimenta escolas com cursos técnicos e especializações para o público que se interessa pela sétima arte. O governo brasileiro atento a esse novo cenário, objetiva por meio do Programa Som e Imagem do Ministério da Cultura (MINC) ampliar a produção, difusão, exibição, preservação e acesso às obras produzidas no País. Além disso, promove a auto sustentabilidade da indústria cinematográfica.

Tudo isso mostra que o setor audiovisual brasileiro está em expansão, apesar dos problemas que o cinema nacional já demonstrou enfrentar. Mesmo com obstáculos como patrocínio e falta de espaço na exibição, o País já demonstrou que tem capacidade para produções de qualidade.

No festival de Cannes deste ano, por exemplo, o cinema do Brasil foi o principal homenageado, como convidado de honra na França. O festival é um dos mais prestigiados do mundo.

Tal visibilidade se deve à produção de cerca de 100 filmes por ano, com maior destaque internacional para as produções brasileiras.

Isso faz com que os amantes e profissionais do cinema no País se sintam estimulados e não parem de produzir, seja de forma amadora ou profissional.


Autor: Sonia Sanches


Artigos Relacionados


Eletroeletrônicos Amadores E Profissionais: Qual Escolher?

Cresce O Mercado De Produtos Para Informática No Brasil

Por Que Os Eletroeletrônicos Amadores E Profissionais Se Tornaram Tão Populares?

Quais Os Melhores Produtos Para Informática?

Mesas Para Jogos E O Recurso Audiovisual

O Avanço Da Tecnologia E Material Fotográfico

Material Fotográfico: Fotografia Profissional E Amadora