Benefícios e desvantagens de se ter uma franquia



franquiasTodo o empresário que opta por trabalhar com franquias, já começa seus negócios com uma marca conhecida no mercado. Por outro lado, os controles das operações do franqueado devem ser constantes e permanentes. Conheça a seguir as vantagens e desvantagens de se ter uma franquia.

Como vantagens é possível se ter:

  • Uma marca conhecida no mercado, com uma boa reputação, se o profissional tiver um cadastro financeiro respeitável isso levará o franqueado a ter descontos em preços e prazos de pagamentos além de condições diferenciadas. Uma vantagem competitiva já que seus produtos já são testados no mercado.
  • Aumentar as chances de sucesso são uma boa pedida, as chances de um franqueador obter sucesso no negócio se utilizando do sistema da franquia são muito maiores, pois fortalece bastante depois de diversos testes com os produtos.
    • A existência de um plano de negócios é algo fundamental, na maior parte das vezes não dispõe de tempo nem habilidades para prever problemas ou desepenhos no negócio são possíveis de serem prevenidos.
  • Uma garantia maior no mercado, podendo se aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador. O franqueador ainda possui informações relevantes, com relação a processos de melhor produzir e vender ou mesmo estratégias de seus concorrentes.

Como desvantagens a franquia possui:

  • Pouca flexibilidade oferecida, em sistemas de franquias formatadas por exemplo, os controles das operações do franqueado são constantes e permanentes. Além disso o objetivo das auditorias é detectar possíveis falhas no cumprimento de obrigações por parte do franqueado, atuando em controles financeiros contábeis, bem como nos controles de operações, além de reorientar para o rumo certo a gestão de negócios.
  • Riscos de ocorrências de falhas no sistema, ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, este franqueado poderá fazer um mau negócio, sempre acarretando problemas operacionais futuramente. Pode ainda ocorrer o descumprimento de cláusulas do contrato, como por exemplo atrasos nas entregas de produtos e equipamentos, a perda da qualidade ou pouca inovação nos produtos comercializados também podem ser significativas. Os serviços garantidos pelo franqueador inicialmente podem ser ineficientes ou mesmo inexistentes, algo que é praticamente desmotivante para qualquer franqueado.

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