Equipe cirúrgica
Por: Fabiano Rocha Santos
Equipe Cirúrgica
O Dr. Marcos Lomba é André Lomba mostra que a equipe cirúrgica é um grupo de profissionais habilitados e capacitados para trabalharem juntos e harmonicamente, cada qual dentro de sua esfera de competência, dentro da sala de cirurgia ao longo de todos os procedimentos cirúrgico.
A equipe cirúrgica e formadas por profissionais: Por Médicos- cirurgião chefe, o medico médico- cirurgião 1 assistente, o médico- anestesista, a(o) instrumentadora(or)Cirúrgica (o), e a (a) enfermeira(o).
O médico- Cirurgião Chefe é o profissional a quem cabe a total responsabilidade pela cirurgia, sendo responsável pelo comando de todas as suas etapas já descritas.
Todos os demais profissionais que compõe a equipe cirúrgica irão auxiliá-lo dentro da esfera de competência de cada um.
O médico anestesista compõe a escolha do tipo de anestesia a ser empregada, ou seja, aquela que melhor se adapte á particularidade a cada caso. Este profissional irá monitorar os sinais vitais do paciente ao longo de toda cirurgia e irá alertar ao médico-cirurgião chefe quanto ao surgimento de eventuais problemas. Também irá observar o paciente no pós-operatório, até que mesmo se recupere da anestesia.
A enfermeira(o) da sala de cirúrgica, poderá vir auxiliar a todos os demais membros da equipe cirúrgica. Poderá atender a solicitação da instrumentador cirúrgico. Em determinadas cirurgias, como por exemplo no parto por cesariana, a enfermeira irá auxiliar o medico- cirurgião chefe já que após o medico- assistente (pediatra) ter avaliado inicialmente o recém- nascido, será responsável por proceder a identificação por impressão digital da mãe do bebê.
O circulante este e o segundo profissional de enfermagem cabe o trabalho de interligação entre o interior da sala cirúrgica e o centro cirúrgico como um todo, este e o técnico de enfermagem. Atendendo imediato os pedidos que sejam efeitos pelos membros da equipe cirúrgica e que processem fora da sala cirúrgica.
Este profissional não compõe diretamente a equipe cirúrgica, mais sim indiretamente e é o único que poderá entrar e sair antes do determinado.
BIBLIOGRAFIA
Autor: Dr. Marcos Lomba
Autor: Dr. André Lomba
Pagina 124
Livro: Clínica Médica, Ginecologia, Obstetrícia e instrumentação cirúrgica
Volume 4
Fabiano Rocha Santos
Santa Rita do Araguaia
15/11/12
Autor:
Artigos Relacionados
Linfadenectomia No Câncer Gástrico
O Que é Um Pólipo Uterino E Qual O Seu Tratamento?
Itália-brasil- Personagens: Marco Gasparotti E Ivo Pitanguy
Conjuntivite Bacteriana
Rinoplastia Pode Resolver Problemas Respiratórios E Melhorar Harmonia Da Face
A Responsabilidade Civil Por Erro Médico Na Cirurgia Plástica Estética
Bioplastia E Suas Indicações Pré E Pós-operatórias