O que é o materialismo dialético.



 O que é o materialismo dialético.

Do ponto de vista do marxismo o materialismo dialético é completamente diferente do que se entende vulgarmente, uma pessoa que se diz materialista, na tradição do senso comum.

 Aquela  que faz da sua vida uma opção pelo dinheiro, o sentido da vida apenas a realidade material, não é desse materialismo que estou referindo.

Na teoria marxista o materialismo se refere tão somente a uma teoria, cuja importância dos objetos ou realidades do que compõe o mundo, na sua definição essencialmente material.

 O mundo precisa ser entendido pela sua materialidade que no confronto com a realidade aparece contraditoriamente, motivo pelo qual deve ser compreendido numa relação de reflexão dialética.

Com efeito, a realidade se identifica pela parte material, cuja natureza essencial por meio da qual possibilita produzir tudo, então o materialismo é o insumo da realidade produtiva pelo mecanismo do trabalho, sem a realidade material não é possível acontecer o desenvolvimento de uma sociedade produtiva.  

Por outro lado, existe a parte imaterial da sociedade, aquela, cuja natureza utiliza se do espírito, ou seja, da razão, com a finalidade de desenvolver uma reflexão e compreender as contradições produzidas pela parte material, dialético devido às diferenças sociais produzidas por meio das relações do trabalho.

A parte imaterial representa o mundo das ideias, que serve para explicar o mundo da materialidade, por formulações do mundo representativo, ou seja, sistemas simbólicos na explicação da realidade material, a parte das riquezas produzidas pelo mundo do trabalho.

Ressaltando então a importância do mundo material, da realidade da matéria, sobre o mundo imaterial, as ideias, o materialismo filosófico contrapõe se ao idealismo filosófico, o que significa a explicação do mundo das ideias pelas próprias ideais não levando em consideração a realidade  da matéria.

O idealismo fruto da crítica negativa foi professado por diversos filósofos entre eles, podemos citar o principal, Hegel, que atribuía a uma entidade mítica, o que seria mais especificamente o espírito responsável em última instância pelo desenvolvimento da história humana.

 Criticado veementemente por Marx o fundador do materialismo dialético, aquele representado pela materialidade do mundo, contra o espiritualismo alienado de Hegel.

Para Hegel o espírito seria criador do pensamento, da ideia, que pela sua vez era o fator primordial, na determinação da realidade do mundo e ao mesmo tempo no entendimento do mesmo.

Ao contrário de Hegel, Marx afirma que a consciência, o pensamento nada mais é do que reflexos da realidade material, se o pensamento não representar esses reflexos ele não tem nenhuma significação real à vida do homem.

 Não existe para Marx, o pensamento produzindo pensamento sem uma realidade prática, essa forma de entendimento de Hegel é pura alienação política, o pensamento tem que ser necessariamente o resultado de uma ação prática material.  

Então a realidade são reflexos produzidos pela nossa mente, pelo cérebro humano. Entretanto, não são reflexos passivos ou contemplativos, como se poderia supor, mas ativos, numa análise constante do entendimento da própria vida, o entendimento do mundo material e suas relações.

A palavra dialética em que influencia mutuamente, onde é a realidade influencia a ideia e a mesma influencia a realidade, de forma dialética e consistente numa análise realmente crítica.  

Tentando entender a oposição filosófica entre materialismo e idealismo Engels escreveu a seguinte reflexão.

A questão fundamental em toda filosofia, sobretudo, a respeito da filosofia moderna, como se deve entender a relação do pensamento com o ser, do espírito com a natureza, entendido aqui como razão.

A grande questão diz Engels é saber o elemento primordial, o espírito ou a natureza, a filosofia sempre dividiu em opiniões diversas.

 Aquela que afirma o caráter primordial do espírito em relação à natureza, dessa forma desenvolve a filosofia idealista, as ideias explicam tudo fora da própria realidade material.

O outro grupo de filósofos que explicam que a natureza antecede ao espírito, portanto, ela é o elemento primordial, essencial na explicação das ideias.

  Esse grupo pertence a diferentes forças materialistas de escolas diversas, entretanto, entende que todas as explicações advêm antes de tudo de uma base material.

Edjar Dias de Vasconcelos.

  


Autor: Edjar Dias De Vasconcelos


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