HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO TERRENOS NOVOS BENEDITO TONHO EM SOBRAL, CEARÁ



 

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E EDUCAÇÃO – CENFLE

Curso de Pedagogia

 

 

HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO TERRENOS NOVOS BENEDITO TONHO EM SOBRAL, Ceará  

Claytiane Ribeiro da Silva - UVA

[email protected]

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo resgatar a história da associação do bairro Terrenos Novos, bem como sua atuação e participação na vida do bairro. Busca através de relato dos moradores, mostrar como aconteceu a criação da mesma e qual sua importância para o bairro, tentando ressaltar os principais feitos e conquistas feitas para os moradores e principalmente as dificuldades já passadas. Mostrar também como se encontra a mesma hoje, como anda hoje seu trabalho diante de tantas desigualdades. Sabe-se que, com as novas políticas e novas formas de governo, a população precisa cada vez mais de amparos para conseguir seus benefícios, então, através deste trabalho, verá qual a atuação da associação em prol do desenvolvimento do bairro e da qualidade de vida de seus moradores, buscando relacionar sua atuação com as políticas públicas e procurando saber se os representantes da mesma, e acima de tudo, os moradores, têm ideia da importância dessas políticas para a implementação de programas de assistência dentro do bairro.

Palavras-chave: associação – políticas públicas – atuação – participação -representação

 

INTRODUÇÃO

 

       

        Associação de moradores de um bairro tem como principal objetivo convocar, reunir e unir forças para organizar a população. No bairro Terrenos Novos, a maior parte da população vive sob julgo da opressão, a camada da sociedade que tem mais acaba consequentemente ganhando mais, assim, sociedade acaba se tornando desigual. Como isso ocorre constantemente, acaba gerando na camada oprimida da população uma visão pessimista sobre o lugar, onde identificam o bairro como um local de violência e com condições de vida precárias, sem as devidas infraestruturas se comparadas a determinados bairros da cidade.

         As políticas públicas acabam gerando grandes mudanças e transformações dentro desses lugares (associações). Elas trazem para a população a ideia de confiança e sentimento de segurança quando se refere à assegurar seus direitos e as associações como mediadoras, tem esse papel de mostrar a importância dessas políticas bem como elaborar novas políticas para melhoria e qualidade do serviço à favor do bairro.

“sociedade civil, articulada em suas organizações representativas em espaços públicos, passa a exercer um papel político amplo de construir alternativas nos vários campos de atuação do Estado e de oferecê-las ao debate público, coparticipando, inclusive, na sua implementação e gestão.” (O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade, 2002,p5)

         Um grupo novo de moradores num lugar recém habitado traz muitas dúvidas e desafios. Para conseguir organizar e articular as várias opiniões e desejos desses moradores é preciso um conhecimento prévio de políticas públicas, de direitos e deveres, pois se sabe que não é somente através da fala que é possível conseguir benefícios para uma comunidade, a pessoa que está à frente da luta, precisa conhecer de leis ou pelo menos saber articular com as autoridades maiores. Uma associação de moradores tem, dentre outros, esse papel de buscar em conjunto com as autoridades e grupos de “força maior” benefícios para a população e todo o bairro.

         Com o intuito de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela associação dos Moradores do Bairro Terrenos Novos para melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvemos uma atividade que mostre o valor do mesmo, o resgate pela confiança do local de moradia dessas pessoas. Bem como mostrar os feitos que essa associação já levou para a população e como todo esse trabalho contribuiu para o desenvolvimento do mesmo levando em consideração o tipo de trabalho que é/e ou foi feito lá.

“A associação dos moradores é um dos grupos de movimentos sociais que se acerca na reivindicação dos direitos dos moradores de um determinado lugar, ela foi um dos primórdios a surgir nos movimentos sociais no Brasil, movimentos esse que reivindica por serviços públicos urbanos por intermédios das políticas públicas ONGs “ As sociedades Amigos de Bairros e Associações de moradores estão na historia política das cidades desde as primeiras décadas do século XX” (CF. GOHN, 1982)”

             Para conseguir tais informações, elaboramos um roteiro de pesquisa, onde aconteceram entrevistas e pesquisas de campo com moradores, vizinhos e membros e ex-membros da associação para ter uma visão mais aprofundada da história e acontecimentos.

           

A ASSOCIAÇÃO COMO AUXÍLIO PARA OS NOVOS MORADORES

          A associação dos moradores do Bairro Terrenos Novos Benedito Tonho foi criada a partir da necessidade dos novos moradores daquele lugar em conseguir ter voz para buscar benefícios para sua casas que estavam sendo construídas em terrenos recém doados. Esses novos moradores eram pessoas que vinham oriundos de vários bairros da cidade de Sobral e seus arredores como: comunidade Boqueirão, Santa Rosa (Meruoca) e outros distritos da  região. Essas pessoas conseguiram seus terrenos através de doações. Alguns conseguiram arrecadar mais de um terreno podendo assim doar espaço para seus familiares também construírem suas casas. Assim, com a organização de ruas e vilas pelos espaços ocupados, os moradores começaram a sentir necessidades básicas como: água, luz elétrica e saneamento de esgoto. Com isso, um senhor que também foi morar naquele lugar, decidiu se por à frente das necessidades desses moradores mobilizando-se para buscar tais melhorias. Devagarzinho conseguiu organizar uma associação junto com alguns novos moradores, e daí então começou a trabalhar para trazer para o bairro esses benefícios mais urgentes. Com o passar do tempo e com o apoio de alguns políticos, a associação conseguiu alguns materiais para ajudar na construção da moradia dessas pessoas – cal e tijolos foram alguns dos materiais conseguidos.

SUA ATUAÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA O BAIRRO

          A criação da associação foi de fundamental importância no que diz respeito à aquisição de casas de alguns moradores e na qualificação profissional de muitos. No início de sua fundação, foram realizadas muitas atividades para o benefício de alguns moradores. Com o tempo, os presidentes que por lá passaram conseguiram ainda mais coisas para o bairro e para a população em geral.

          Uma associação deve agir como mediadora entre comunidade e poder público, tem o papel de dialogar com os representantes do poder público para buscar benefícios e resolver conflitos entre os mesmos, um bom representante associativo não deixa que a comunidade a qual esteja representado fique à mercê do descaso público. 

          A associação dos Moradores do Bairro Terrenos Novos Benedito Tonho, em seu inicio buscou ajudar os moradores no que diz respeito aos benefícios mais básicos de qualidade de moradia. Os presidentes e representantes se empenharam durante muito tempo em organizar o bairro e a vida dos moradores, conseguiram de material de construção à cursos profissionalizantes. Podemos perceber com a fala de alguns moradores e da própria gestão atual que teve uma presidente que se destacou mais nesta instituição, foi a senhora Dolores da Gama (atual diretora da Escola Yedda Frota no bairro). Foi possível perceber através da fala dos entrevistados que na gestão dessa senhora os moradores tiveram várias oportunidades dentro da associação: criaram-se cursos, conseguiam-se benefícios para construção de casa, sem falar nas parcerias que a mesma conseguia junto à outras entidades, tantos públicas como particulares para melhoria da qualidade de vida da população. Mas com o tempo, com novos objetivos para a vida em particular a mesma teve que se afastar do cargo.

          Atualmente acontecem aulas de dança (balé, rip  Rop, suwingueira), de capoeira e alguns cursos profissionalizantes. O presidente contou que estão lutando para reerguer a mesma, pois antigamente haviam mais cursos, mais materiais para dar aulas para os jovens. Durante um bom tempo uma banda musical  que iniciou dentro da associação se destacou dentro do bairro, os instrumentos eram todas do prédio e os jovens do bairro tinham aulas gratuitas conseguindo assim criar essa banda. Tudo isso era conseguido através de parcerias que com as trocas de presidentes e descaso com a mesma foram se desfazendo.

 

DIFICULDADES E REVIRAVOLTAS

         Com o passar dos anos, os presidentes foram sendo trocados constantemente, com isso a associação foi ficando um pouco frágil, os trabalhos ficaram paralisados durante um tempo, os equipamentos que tinham no prédio foram se acabando e as parcerias foram desfeitas.

         Infelizmente percebeu-se que por conta de uma má administração a associação ficou um pouco parada, com isso algumas pessoas não reconhecem mais a atuação da mesma.

         Conversando com o atual presidente e até mesmo na observação do prédio, podemos perceber que estão tentando reerguer a associação, criando projetos de atuação, desenvolvendo atividades culturais e organizando ações para a população. Porém ainda se torna necessário a criação de um meio que faça com que toda a população do bairro tome conhecimento dessas atividades e participe também, pois é notório ainda que uma parte da população ainda desconhece as atuais atividades da mesma.

          Realmente, cabe ao presidente juntamente com a comissão de membros da associação tomar a frente diante dos representantes políticos pois é através de tal iniciativa que muitos benefícios são conseguidos, e só com o trabalho em conjunto,um ajudando o outro conseguirão chegar até seus objetivos.

       Outra questão percebida através das falas, é quanto aos atuais benefícios e programas de governo que facilitam a arrecadação de verbas para as comunidades. Um dos ex-presidentes informou que há uma verba que é disponibilizada para o esporte e cultura dentro do bairro, mas essa verba só pode ser liberada para o bairro através de uma associação e a mesma precisa prestar contas todo ano à receita, e, segundo o mesmo, há uma preocupação quanto a isso pois a comunidade toda do bairro deveria está à parte destes assuntos e geralmente nem chega a saber de tais acontecimentos. Esse benefício financeiro é liberado pela prefeitura em nome da Secretaria de Esporte e Juventude para auxiliar as associações nas atividades recreativas dentro do bairro e é importante que todos participem. Já que, segundo Vasconcelos

o ato de participar é o concretizar ao que tanto chamamos de democracia, ou seja, para que haja democracia dentro de uma comunidade ou em um conjunto de pessoas é preciso que todos tenham acesso de ter voz e vez, acreditamos assim que o conceito de democracia é muito mais abrangente do que seu simples nome, onde não há participação de todos não há democracia. “A participação é o caminho natural para o homem exprimir sua tendência inata de realizar, fazer coisas, afirma-se a si mesmo e dominar a natureza e o mundo”. (VASCONCELOS 2002).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

          Como toda instituição que tem seus momentos de euforia e de dificuldades, com a associação dos Moradores do Bairro Terrenos Novos Benedito Tonho não é diferente. Através da pesquisa e das conversas que tivemos com alguns moradores do bairro o que foi possível perceber é que o que falta é responsabilidade e força de vontade por parte de quem decide por assumir a presidência de uma associação.

         Tivemos a possibilidade de conversar com dois presidentes ( o atual e um ex) e ambos deram informações valiosas e expuseram também as maiores dificuldades para se manter uma associação, mostraram também o que disse acima, força de vontade. O atual presidente está tentando reorganizar a associação e buscar novas parcerias para ajudar nos eventos e no auxilio com a comunidade.

         O grupo de associações tem representante legal, tem com quem contar nas lutas, porém é necessário um representante ativo, disposto a ir à procura desses benefícios. Na cidade há a Federação das Associações Comunitárias, órgão que fiscaliza as praticas de cada associação, que faz as atas de cada reunião e assembleias e é o responsável pela organização das eleições presidenciais das mesmas.

          Foi muito interessante este trabalho, pois foi possível conhecer mais um pouco da história do bairro que é moradia de colegas da equipe e ver que existem pessoas preocupadas com o desenvolvimento do bairro e com a qualidade de vida dos jovens dos mesmo, embora não possam fazer muita coisa para mudar tal realidade.

REFERÊNCIAS

 

http://inseguranca.no.sapo.pt/associacao_moradores_porque.html

TEIXEIRA, Elinaldo Celso. O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da Realidade. AATB, BA, 2002.

Gilcileide Rodrigues da Silva e Jacqueline Rodrigues Moraes. A PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO BAIRRO

TERRENOS NOVOS – SOBRAL/ CE. ENPEG. Porto Alegre, 30 de agosto de 2009


Autor:


Artigos Relacionados


Diretoria Promove Palestra Sobre A Dengue

Diretoria Promove Palestra Sobre A Dengue

Na Passarela, O Lixo

Top 10 Bairros Mais Desejados Do Brasil

MÃes Da Comunidade Vila Nova, SÃo Homenageadas.

Lazer Na Ocupação: Um Estudo Da Sociabilidade De Integrantes De Uma Associação De Moradores Na Periferia De Belém Em 1997

Diretoria Promove "a Noite Do QuentÃo"