Administração, Globalização E Riscos Nos Pequenos E Médios Negócios



(Sérgio Dal Sasso, Palestrante e Consultor - Administração, Empreendedorismo, Educação Corporativa – 27/09/2008)

Em Janeiro de 2008 escrevemos o artigo "Administração Sustentável 2008". Abaixo segue parte do texto original, aonde alertávamos quase que "solitariamente" que nossos barcos não seriam mais impulsionados sem velas, antecipando também sobre a ausência dos controles adequados para dar sustentabilidade aos negócios.

Veja Parte do texto original "ADMINISTRAÇÃO SUSTENTÁVEL 2008 – Janeiro de 2008":

O que podemos dizer sobre os mercados e a conjuntura econômica mundial. Existe um limite natural em tudo, toda bola estoura, e o risco da garantia dos volumes é o esquecimento das especificações básicas do jogo que estamos praticando, principalmente quando nos orientamos pelo que os outros estão fazendo, se esquecendo se realmente temos condições de praticar a mesma coisa.

Administrar de olho no mercado e suas possibilidades de conquistas às vezes fazem com que nos esqueçamos dos parâmetros lógicos de que negócios pedem por controles e que controles, acima de sistemas impecáveis, devem ser dotados de gente capaz de analisá-los antes do caos.

Todo crescimento necessita de demandas, e na contra partida nos meios competitivos, empresas acima do talento coletivo (poder de troca com ênfase nos objetivos) pela criação "do surpreender", não podem perder o espírito analítico pela euforia de crescer a qualquer preço e prazo.

No mundo não temos mágica, mas lógica, pois tudo que to falando é resultante das décadas de fusões e aquisições geradoras de estratégias que beneficiam escalas ajustando e consolidando participações, mas que também aceleram as reduções de mão de obra que por conseqüência se alocam em outras atividades e desafios, que nem sempre garantem um consumidor estável, mas que mesmo assim gasta e temos que aprender a trabalhar.

Aguardemos os resultados em 2008, 2009, mas antecipe e revise seus planos, pois nossos barcos não vão mais navegar sem o uso de todas as velas. Se errar pela cautela, "please" às vezes uma boa cardeneta de poupança é melhor do que traficar cocaína.

Reforçando nossa visão na época, fica-se claro pelo que vem acontecendo que essa crise tem seu reflexo em todos os cantos do planeta, e que, de forma menos intensa, porém preocupante, também praticamos da mesma maneira a política do expandir pela dilatação do credito, do tipo olhar pela venda, deixando que as informações sobre as conjunturas do crescimento fossem dados mais relevantes do que a analise das garantias do próprio consumidor.

Coisas do mundo de grandes escalas e das decisões em cima de demonstrativos que vão se acumulando com base em provisões percentuais e estatísticas, que nem sempre refletem a realidade do que está acontecendo. Nesse momento tanto faz qualquer adoção governamental para amenizar as coisas, pois o estancar o crédito, controlar ou dificultar o consumo pelo aumento dos juros, não irá amenizar a herança do que já foi feito, que se encontra na parcela do compromisso assumido do consumidor pego pelo impulso. O jogo do mercado, inevitavelmente, vai ditar à redução do poder do consumo e pior refletir na saúde dos fluxos financeiros com acréscimos pelo acumulo da inadimplência e redução de volumes.

O final do ano vem chegando e cabe um alerta ao mercado, ao gestor, ao colaborador. Primeiro não atente muito as informações ou ausências delas referente ao que o governo está passando (afinal estamos em campanha eleitoral) e em segundo se os negócios já não estão bem, não arrisque transações sem a devida visão dos prazos entre compras e vendas. Negocie muito suas compras, e reforce a tese de vender novidades, e assim justificar as vantagens das operações de curto prazo, se distanciando no máximo de ser o financiador direto na ponta final, e se isso for inevitável tenha um sistema de analise para garantir segurança caucionada frente ao comprador final.


Autor: Sergio Dal Sasso


Artigos Relacionados


Aplicações Do Planejamento Estratégico De Marketing

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

A Química Das Emoções

O Discurso / Mídia / Governo

Áreas De Atuação De Um Administrador

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica

A Importância Da Aplicação Da Administração Financeira