Renda Fixa Ou Renda Variável?



Ao avaliar alternativas de investimentos, o investidor deve estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco.

Ao se aplicar na renda fixa, o investidor sabe antecipadamente, qual será sua remuneração no período. Nesse caso, a rentabilidade pode ser pós-fixada ou pré-fixada. Tais operações tem como lastro, Títulos Públicos Federais ou Títulos Privados.

Nos investimentos em renda variável, o investidor não tem condições de dimensionar o retorno no momento da aplicação, e em função desta incerteza, o grau de risco é maior, por isso é muito o investidor descobrir seu perfil para traçar sua estratégia de aplicação.

Diante desta estratégia, definimos 3 perfis de investidores:
 
Perfil Conservador – Neste perfil de investimento, geralmente o investidor é mais avesso ao risco e não esta disposta a correr riscos, mesmo que seu rendimento seja menor. As suas aplicações são basicamente em poupança, títulos públicos ou fundos DI.
 
Perfil Moderado – Neste perfil de investimento, geralmente o investidor aceita correr alguns riscos em função de obter um rendimento maior. As suas aplicações aceitam diversificação em ações. 

Perfil Agressivo – Neste perfil de investimento, o investidor não possui nenhuma barreira ao risco e aceita grande exposição em investimentos de maior risco, em função de obter altos ganhos. Geralmente o apetite ao risco chega a 100% em ações.

Autor: Ricardo Zeno


Artigos Relacionados


Investimentos Inteligente

Na Gestão De Carteiras De Investimentos, O Gestor Não Faz Milagres!

Risco De Investimento

Corrida Por Rentabilidade

Assédio Moral No Trabalho

Segredos De Quem Cuida Bem Do (próprio) Dinheiro

A Selic Não Cai? A Culpa é Do Porquinho