Melhor Ou Pior!



O número de pessoas no mundo tem aumentado muito! Basta dar uma saidinha pelas ruas, para se constatar isto. Encontramos filas em praticamente quase todos os lugares. Fila para pagar, para receber, para obter informações onde pagar, e onde receber.

Se queremos nos divertir, relaxar com uma ida ao cinema, por exemplo, temos que nos preparar, primeiro para passar por um estress imenso: fila para adquirir ingresso, e depois outra fila, para ter acesso a sala onde iremos finalmente poder assistir o filme.

Com o aumento do número de pessoas, o crescimento da frota de veículos é inevitável. Ruas que há bem pouco tempo atrás, tinham pouco ou nenhum movimento de carros, hoje muitas vezes ficam quase intransitáveis. Além dos carros que transitam por elas, ainda temos que ter cuidado com aqueles parados. Alguns inclusive, na contra mão.

Parece que as pessoas não estão percebendo a grande contribuição que dão para que se estabeleça o caos. Muitas continuam agindo da mesma maneira que agiam, quando a cidade era bem pequena, e havia apenas uma pequena quantidade de veículos em circulação.

A grande maioria das cidades não foi planejada para este crescimento da população. Muitas ruas são estreitas, os locais para estacionamento não são suficientes. O mundo está sempre mudando. E nós, pela própria necessidade de sobrevivência estamos sendo obrigados a mudar também. Para nos adaptarmos.

Alguém certa vez disse que para se consolidar uma mudança, deve-se, antes de tudo, abrir mão de antigos conceitos, ter consciência que sempre existem novas possibilidades, e flexibilidade para aceita-las, pois só assim é possível se criar espaço para viabilizar a introdução do novo. Aceitar a lógica incontestável que no mundo existem várias outras pessoas além de você, é imprescindível. E uma boa demonstração de inteligência e bom senso!

Pois bem, estamos constantemente ansiando pelo novo, por um mundo mais justo e menos estressante. Mais tranqüilo, menos violento! Mais harmonioso, menos caótico.

Carregamos vários antigos conceitos que necessitam urgentemente serem extinguidos e assim abrirem espaços para os novos. Nos últimos tempos, introduzimos em nossas vidas um comportamento egoísta, mais ou menos um "salve-se quem puder" ou ainda aquela frase que foi tão difundida, inclusive chegando ao ponto de ser conhecida como a "lei Gérson" : "eu gosto de levar vantagem em tudo, certo?" Errado, pelo menos para todos aqueles, que como eu, querem um mundo melhor, onde ninguém nunca se sinta mal por presenciar comportamentos injustos causados principalmente pelo hábito de se viver de maneira egoísta. Pela incapacidade de se colocar, pelo menos de vez em quando, no lugar do outro.

Que nenhum motorista transite por aí, guiando o seu carro, como se estivesse em uma cidade de sua propriedade, onde só existe ele. Alguns dirigem, como se tivessem comprado a sua carteira de motorista, pois demonstram ignorar totalmente as leis de trânsito. Não sabem, por exemplo, que quando o sinal fica vermelho é para parar, ou ainda que existem lugares onde não se pode estacionar. Que ligar o pisca alerta para estacionar em frente a uma garagem, não resolve o problema do dono daquela garagem se por um acaso ele quiser guardar o carro.

Todos que conseguiram a carteira de motorista pelas vias legais, sabem que faixa de pedestre não é estacionamento, que aquela rampa que existe nestas faixas, junto às calçadas, existe para facilitar o acesso de deficientes físicos. Ou seja, estacionar ali é demonstração de ignorância, de ausência de bom senso e de um egoísmo repugnante.

Fico torcendo para que o tamanho da nossa vontade de viver em um mundo melhor, seja proporcional a nossa disposição em colaborar para que isto seja possível. Juntos, nós fazemos mais e melhor! Ou pior!
Autor: Maria Aparecida Francisquini


Artigos Relacionados


As 14

Aos Novos CÃes Da ProvÍncia

Pasma Imaginação

A Evolução Da Telefonia Celular

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ

Desencanto Da Vida

Air Bag: Você Merece Ter Um