BREVE PANORAMA HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL E A SUA RELAÇÃO COM O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.



Todo momento histórico apresenta um conjunto de normas que orienta e caracteriza suas manifestações culturais. “A história da cultura brasileira, principalmente no que toca à literatura, já se cristalizou em rótulos de períodos e movimentos que se tornam mais ortodoxos e monolíticos, quanto mais se recua para o passado.” (LAJOLO & ZILBERMAN, 1988, p.10).

Segundo as autoras, a literatura brasileira, permanece estática, no mesmo lugar, apenas rotulada, sem algo novo a oferecer, continua inerte, voltada para períodos e movimentos que a torna ainda mais tradicional.

Quando se olha para o passado, podemos perceber que a literatura fala consigo mesma, sem alcançar, ou seja, aguçar o interesse do leitor; pois a literatura deve se preocupar com o gosto, levando em conta que este depende de época, classe social, idade, sexo e até mesmo a profissão exercida pelo leitor, que são fatores determinantes do gosto pela leitura gosto esse que varia de acordo com o contexto.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Leitura E Letramento

A Literatura Infantil E O Referencial Curricular Nacional Para Educação Inafntil

Literatura De Cordel E Suas Contribuições Para O Ensino De Leitura Na Escola

A Importância Da Literatura Infantil No Processo De Ensino E Aprendizagen

A Literatura Infantil Como Estratégia Para O Desenvolvimento Da Competência Leitora Em Sala De Aula

Literatura Conteporãnia Brasileira: Modernismo, Diversidade Cultural E Niilismo

A Educação Física Nas Séries Finais Do Ensino Fundamental: Uma Breve Revisão De Literatura.