Alterações da Linguagem e Distúrbios da Aprendizagem
Alterações da Linguagem e Distúrbios da Aprendizagem
Por muito tempo, uma série de processos perceptuais e motores envolvidos na leitura-escrita teve grande ênfase, tendo sido colocados como ponto central da aprendizagem. Entretanto, atualmente, têm ganhado terreno teorias que consideram de modo mais apropriado o papel do desenvolvimento de capacidades lingüísticas gerais em oposição a habilidades específicas como aqueles envolvendo a visão, a audição e a motricidade. Nesse sentido, novas tendências têm sido apontadas no campo da psicolingüística, como o estudo, por exemplo, da importância da consciência fonológica para o aprendizado da leitura-escrita (ZORZI, 2003).
Os distúrbios de aprendizagem (learning disabilities, de acordo com a terminologia americana), podem ser considerados como uma categoria de problemas que apresenta a seguinte configuração: “Uma alteração em um ou mais dos processos psicológicos envolvidos na compreensão ou uso da linguagem, falada ou escrita, que pode manifestar-se em uma habilidade imperfeita para ouvir, pensar, falar, ler, escrever ou realizar cálculos matemáticos...” (ZORZI, 2003, p. 106, apud, SILBER PSYCHOLOGICAL SERVICES, 1992).
Observa-se que, a linguagem, tanto falada quanto escrita, está relacionada com os chamados distúrbios da aprendizagem, podendo fazer parte deste tipo de alteração que se caracteriza por um conjunto de dificuldades associadas e, até mesmo, podendo aparecer como um distúrbio mais localizado, o que configura os chamados distúrbios específicos da linguagem. Em outras palavras, se, por um lado, as alterações da linguagem podem fazer parte de distúrbios mais gerais do desenvolvimento e da aprendizagem, por outro lado podem também vir caracterizadas como dificuldades específicas, que não se justificam pela presença de outras alterações.