Métodos de alongamento



Na hora do treinamento, é importante, que a gente leve em conta os métodos de alongamento que também fazem parte do treino e não são uma atividade complementaria, contrariamente a crença de muitos que acham que alongamento não se involucra com o esporte ou musculação.

Alongamento é extremamente esquecido e descuidado quando se treina, e esse desprezo leva à ignorância das diferentes maneiras que você pode conseguir estiramento muscular melhor, para ajudar a prevenir lesões, recuperar-se mais rapidamente e ganhar força.

Considere-se uma classificação que consiste em cinco métodos diferentes para atender as diferentes características dos atletas:

Estático: É trazer o músculo para a sua extensão máxima possível, e manter essa posição. É o mais comum e mais recomendado para iniciantes, pois é mais seguro. Posição que deve ser mantida durante pelo menos 20 segundos, e depois de um momento de tensão, o músculo começa lentamente a relaxar. A respiração correta ajuda a relaxar. Posteriormente pode se completar com Plataforma Vibratória.

Passivo: Este método é semelhante ao anterior, mas em que a pessoa é ajudada com paredes, cordas ou outra pessoa para chegar à amplitude máxima. Neste caso, temos de ter muito cuidado, porque ter ajuda externa pode esticar na demanda. É recomendado para pessoas que têm mobilidade muito limitada e não pode esticar por conta própria. Quem ajudar, deve ter muito boas habilidades técnicas.

Ativo: Este é para a contração concêntrica ou isométrica do músculo oposto ao que você quer relaxar, ou seja, seu antagonista. Por exemplo, se você quiser esticar isquiotibiais, os joelhos devem estender e flexionar o quadril, de volta à posição inicial e execute o movimento novamente. Este tipo de alongamento é recomendado para atletas que necessitam de movimentos semelhantes aos gestos específicos de suas disciplinas.

Ballistic: O movimento clássico, que atinge o limite de pontos de alongamento. Recomenda-se usá-lo somente quando se busca acostumar a esticar os músculos rapidamente, de forma explosiva. Caso contrário, o rápido movimento tal poderia produzir lesões porque o músculo não será capaz de parar no momento certo a alta velocidade. Para uso posterior a Aparelho multi função.

PNF (facilitação neuromuscular proprioceptiva): É utilizado na fisioterapia para tratar acidentes vasculares cerebrais usando reflexos musculares.


Autor: Gustavo Emilio Frenkel


Artigos Relacionados


Isto Relaxa

Flexibilidade

Importância Do Alongamento

Tudo Acaba

Um Dia Sem Você

Vento

Ja Ta Na Hora