O Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira através dos métodos



O Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira através dos métodos

Ivete Morosov e Juliana Martinez (2008), afirmam que enxergamos o mundo de determinada forma por sermos influenciados por nossas  crenças e valores, e tais crenças a carregamos para qualquer lugar, e é por isso que sem perceber temos determinadas atitudes, inclusive em sala de aula. Da mesma forma, é o livro didático ou a abordagem de ensino de determinada escola na qual lecionamos. Como professores, precisamos aprender fazer a leitura dessas concepções que nos cercam e saber quando estamos reproduzindo algo que realmente queremos produzir ou se não estamos nem nos dando conta do que estamos fazendo.

            Morosov e Martinez (2008) afirmam ainda que ao acreditarmos que estudar a teoria do ensino de língua estrangeira (LE) pode nos ajudar a perceber o nosso mundo profissional e assim abrir portas para percebermos quando estamos fazendo realmente nossas escolhas como educadores.

Conhecer diferentes métodos e abordagens no ensino de LE pode nos fazer entender a concepção de ensino e aprendizagem que determinada abordagem traz e consequentemente qual a expectativa que o método tem do aluno e do professor, pois segundo as autoras é de suma importância que saibamos enquanto professores, qual a concepção de língua e ensino está por trás de determinado método para que dessa forma possamos escolher como lecionar e não ficarmos presos ao livro didático sem ter conhecimento teórico da concepção de ensino que o mesmo emprega.

Entendemos assim, que em aulas de LE, diversas abordagens se misturam, dependendo da história de vida do professor, de sua formação, das crenças que ele e seus alunos trazem para a sala de aula, do material adotado, das intenções da coordenação, da escola, entre outros fatores.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


O Ensino De Língua Inglesa Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Como E Porque Ensinar

Entrevista Com Professor E Aluno De Língua Inglesa - A Problemática Do Ensino De Inglês Hoje.

O Uso De Técnicas Mnemônicas Como Auxiliares No Ensino-aprendizagem Da Língua Inglesa

Barema Para Anáse Do Livro Didático Ensino Fundamental

Sugestões Metodológicas Para O Ensino Da Língua Inglesa

O Ensino Obrigatório Da Língua Estrangeira Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Ensino Bilingue: Língua Portuguesa Para Surdos