QUESTÃO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
QUESTÃO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
O que se apresenta, em matéria de conteúdos a serem trabalhados tem um caráter meramente sugestivo e está organizado em torno a grandes temas geradores, apoiados, sobretudo, na ideia de transversalidade presente na lei que rege a educação brasileira. Aos grandes temas selecionados, não necessariamente os mesmos relacionados e apresentado na OCEM, devem vir subordinadas as questões mais propriamente linguísticas, sempre trabalhadas em associação às competências, às habilidades, bem como aos gêneros e tipos textuais diversificados que se espera sejam trabalhados sempre como práticas sociais de linguagem. Assim, estimula-se que sejam feitas reflexões sobre:
• política: formas de governo, estruturas governamentais, relações de poder e de soberania, direito a voto, representações partidárias etc.
• economia: poder aquisitivo, orçamento – público, privado e pessoal –, estratégias de publicidade e consumo, recursos agrícolas e industriais, mercado de trabalho etc.
• educação: sistema educativo, estrutura educacional, inclusão/exclusão (social e étnica), função política e social da educação etc.
• sociedade: habitação, escalas e representações sociais, saúde, segurança, transportes etc.
• esportes: valorização e prestígio social, fins da sua prática (profissional, econômico, prazer, saúde...), locais de realização, custos etc.
• lazer: opções em função de fatores econômicos, educacionais e sociais.
• informação: papel da imprensa, confiabilidade, acesso à informação, meios de divulgação da informação (jornais, revistas, rádio, televisão, Internet) etc.
• línguas e linguagens: questões relativas a políticas linguísticas, à diversidade de línguas presentes nos diversos países, às línguas indígenas, ao seu reconhecimento e preservação, ao papel da língua estudada na formação do estudante, na história e na sociedade contemporânea (questões locais e globais), no processo de globalização; aos efeitos da globalização sobre as línguas e linguagens etc.