Relacionamento com o cliente



Antes poucas empresas eram adeptas, mas hoje o quadro no meio dos negócios mudou bastante: o relacionamento com o cliente é uma das peças chave para um bom desenvolvimento de marca e crescimento de empresa. Não basta apenas vender um produto ou ideia para ele, e sim todo o processo da venda. Afinal de contas, você quer somente uma compra ou que aquele vendedor se sinta tão bem acolhido que queira comprar mais vezes?

Pois é, a hipótese de fidelização de clientela fez com que muitas empresas mudassem a estratégia que usavam e vissem seus clientes com outros olhos. Foi pensando nisso que novas estratégias para pontos de venda, por exemplo, surgiram, fazendo com que as lojas saíssem do lugar comum de ser apenas um local para comprar um produto. Uma boa ideia é transformar a experiência de compra em um momento extremamente prazeroso para o cliente, de forma que ele se sinta confortável durante a escolha do produto e amparado pelos vendedores, caso alguma dúvida surja. Desta forma as chances de que aquele cliente fique satisfeito ao final da experiência é bem maior do que se nada no ponto de venda estimulasse sua compra. A satisfação aumenta a vontade de repetir a experiência, lembre-se sempre disso.

Outra ótima alternativa para estreitar as relações com quem ajuda sua marca a crescer é uma relação ainda mais pessoal com o cliente. Criar programa de afiliados, oferecendo oportunidades e descontos exclusivos para aqueles que fazem parte dele. Em datas especiais, como aniversário ou natal, enviar aos clientes um pequeno agrado, como uma mochila promocional ou uma sacola personalizada da marca que podem ser usadas em várias ocasiões. Algo que está crescendo bastante no meio online e também é uma grande dica para estar ainda mais perto do cliente é a criação de um blog – um formato de mídia que está bastante em alta atualmente.

Nele a empresa pode postar notícias de seu segmento, mostrando novidades que atendam às curiosidades de sua clientela e deixando-a sempre informada sobre a marca e tudo que acontece no mundo relacionado ao nicho. Uma marca de roupas, por exemplo, teria bastante atenção na mídia com a criação de um blog com dicas de composição de visuais e tendências para a próxima estação. Se, pro outro lado, for uma empresa especializada em carros, mostrar os últimos lançamentos das marcas mais famosas e avaliações dos modelos seria uma ótima maneira de agradar os clientes e futuros clientes.

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