Golpe de Estado e o Desrespeito ao Povo Brasileiro



*Prof. Ivan Santiago Silva

                 No universo da política nacional, existem os partidos que representam os fazendeiros nordestinos outros o povo, aqueles que levantam a bandeira de uma revolução, outros que pregam a conscientização “verde”, ainda outros que defendem os interesses de banqueiros, do capital internacional dentre outros.

                Os partidos não chegam ao poder (na prefeitura, no estado ou na presidência da república ) sozinhos. Existem alianças, coligações e afins, onde para que a união ocorra, alguns princípios são abandonados. Como juntar um partido trabalhista (que defende os trabalhadores) e um dos banqueiros ? parece impossível não ? contudo, acontece e funciona.

                Foi o que aconteceu com o Partido dos Trabalhadores, que nos anos oitenta do século XX defendiam a implantação do modelo socialista, onde o governo controla a produção (de carros, petróleo, dentre outros) e não existem ricos ou pobres. Este modelo era inspirado na ex- União Soviética (extinta em 1991) e na Revolução Cubana de 1959, do ditador Fidel Castro, lendário por desafiar os Estados Unidos.

                No fundo, o grupo encabeçado por Lula e José Dirceu imaginavam uma revolução com um Golpe de Estado, exatamente como ocorreu na Rússia de 1917 ( ex-União Soviética) e em Cuba em 1959. O Golpe de Estado é uma forma de impedir ou retirar o governante, seja ele um presidente, rei, primeiro ministro ou outro qualquer e instaurar um governo ilegítimo. Foi o que aconteceu no Brasil quando os militares depuseram o presidente João Goulart em 1964, conhecido como Golpe Militar , com Fidel Castro em Cuba em 1959, como Saddam Hussein no Iraque, com Hitler na Alemanha dentre muitos outros que infelizmente temos que estudar. ..

                Quando Lula chegou à presidência da República em 2003, ele representou uma quebra de paradigma no Brasil, pois pela primeira vez em 503 anos de história oficial, o país possuía um governante de origem pobre, com baixíssima instrução escolar e representava o povo brasileiro, principalmente o pobre e o miserável, pelo qual o país era conhecido no exterior. Lula sucedeu na presidência o intelectual Fernando Henrique Cardoso.

                O brilhantismo da gestão Lula é inegável.  Lula transcendeu os limites do impossível ao quitar a dívida com o FMI e livrar-se da sua ingerência, ao retirar milhões da miséria, ao  fornecer subsídios à casa própria e principalmente criar uma massa consumidora nacional, que quando os Estados Unidos faliram continuou a funcionar e se transformou em um dos motores do mundo. Aclamado como estadista do ano em Davos, com diversos títulos de doutor honoris causa, Lula remodelou o Brasil, seu povo, jeito de pensar e mais, Lula mudou o espaço internacional : Lula mudou o mundo.

                A vaidade de Lula foi tão grande, que somente conseguiu empatar com a de FHC : ambos foram vaidosíssimos, com a diferença que FHC não projetou o Brasil como uma potencia e respeitou as instituições democráticas, sendo que neste segundo item, Lula deveria ter seguido o mesmo caminho.

                No auge da popularidade, da euforia internacional, Lula, Jose Dirceu e Cia, lançaram as  bases de um Golpe de Estado ( lembre-se : o PT se inspirou em revolucionários e não pensavam em passar o poder democraticamente). Surge o Mensalão, a vergonha nacional, e o esquema de compra de votos com dinheiro ilícito. Lula negou. Lula não viu. Lula não sabia. Lula sabia e apoiava.

                Quando foi eleito,  Lula parecia extremamente frágil e fraco e que seu governo seria facilmente encurtado, legal ou ilegalmente. A oposição de Lula ficou no governo por exatos 503 anos e nunca admitiu perder o controle. A todo instante, os partidos de oposição que sempre representaram os banqueiros, fazendeiros, patrões, o capital internacional, a miséria e a burrice do povo utilizaram de todas as formas para forçar uma deposição de Lula e manipularam a opinião pública para que isto acontecesse em 2006.

                O povo não acreditou. Lula era a esperança e foi reeleito presidente do Brasil em 2006 no auge do movimento golpista do Mensalão. O Mensalão foi usado pelo PT para forçar um governo ilícito. O Mensalão foi utilizado pela oposição para tentar depor o presidente Lula. O mensalão serviu para mostrar ao Brasil que o PT e a oposição compartilham do mesmo ideal, de autoritarismo e desrespeito ao povo, à constituição e a democracia.

                Há algumas semanas, a duvidosa Revista Veja  publicou uma reportagem em  que o bandido Marcos Valério, condenado no caso Mensalão, acusa Lula de encabeçar todo o movimento de corrupção e Golpe de Estado. Nada de novo. Não surpreendeu ninguém.

                Lula é apontado como o favorito nas eleições presidenciais de 2014, onde eventualmente retornaria para cumprir o seu terceiro mandato presidencial. A oposição quer que ele seja investigado, mas não agora, só quando chegar próximo das eleições, quando ele poderá ser investigado e sua candidatura talvez seja invalidada. Impedir uma candidatura assim, caracteriza-se um atentado à democracia, portanto pode ser considerado um Golpe de Estado.

                E nós, pobres brasileiros, devemos escolher quem ? os que tentaram aumentar seu poder de forma ilícita ou aqueles que querem impedir a democracia ? Que tipo de partido golpista deve assumir a presidência ? O PT ? ou o PSDB ?                   

*Prof. Ivan Santiago Silva é geógrafo, articulista, e autor do Livro Brasil : Imperialismo e Integração na América Latina.


Autor: Ivan Santiago Silva


Artigos Relacionados


JosÉ Serra E A Derrota Em SÃo Paulo

Os Necessitados Do Pt E A Cantora Rita Le-lÉ

Fidel Castro Morreu?

Dilma Rousseff é Eleita A 1ª Presidente Do Brasil Em 2010

Eleiçoes Para Presidente No Brasil 2010

A Rebeldia De Rebelo E Lula Se Comparando A Chaves

Fernando Henrique Atrapalha Serra Em 2010