JOSÉ SERRA E A DERROTA EM SÃO PAULO



JOSÉ SERRA E A DERROTA EM SÃO PAULO

Prof. Ivan Santiago Silva *

                Com o final das eleições municipais de 2012, observamos a derrota do candidato do PSDB José Serra na capital de São Paulo, do estado mais rico da federação e um dos mais emblemáticos. Desta forma, com esta nova postura do paulistano metropolitano, a política nacional mudou.

                O PSDB é o partido de São Paulo, pois governa o estado desde 1995 de forma ininterrupta, desde a eleição de Mario Covas. Com o seu falecimento, foi sucedido pelo vice-governador Geraldo Alckimin, que governou por vários mandatos e é o atual governador do estado. 

                Ao leitor, é possível dizer que São Paulo não é um paraíso pelo fato dos paulistas ( com grande peso dos paulistanos) colocarem o PSDB por 18 anos seguidos para governar o rico estado. O pedágio onera, a educação é uma piada de mau gosto, a segurança pública um caos dentre outros tantos problemas que os paulistas enfrentam.

                O Estado de São Paulo abriga uma rica e poderosa elite, que interfere em outras regiões do país, bem como influencia Brasília em muitas das suas decisões. A cidade de São Paulo, com sua região metropolitana, é poderosíssima, pois para onde a capital pende, tende a levar todo o estado e estas decisões afetam todo o Brasil.

                O PT não venceu as eleições em Sâo Paulo : o PSDB perdeu, José Serra recebeu um “não”, afinal, Haddad, ex-ministro da educação do governo Lula era um ilustre desconhecido que agora ocupará a cadeira da Prefeitura mais importante do País. O que muito nos assusta foi a força que Lula investiu ao frear Marta Suplicy e “impor” Haddad. Lula criou uma presidenta, Lula criou um prefeito para a cidade de São Paulo. Além do Mensalão, o que mais Lula consegue criar ?

                A derrota de José Serra marca uma nova diminuição da importância do PSDB no cenário nacional. O “não” dos paulistanos faz com que o PSDB possa vir a perder o governo do estado de São Paulo em 2014 e até as eleições presidenciais. A derrota de Serra, foi uma tragédia anunciada para o partido dos tucanos.

                O tucanato possui a elite a seu favor, é formado por políticos que ostentam títulos acadêmicos em grande universidades brasileiras e do exterior, possuíram Fernando Henrique Cardoso como ícone histórico, participaram de movimentos importantes na política interna. O que aconteceu com este grande partido ? Quando atribuíram a José Serra o cargo de homem ilustre ? José Serra é um político de bastidores, de gabinete, foi relevante como ministro em duas ocasiões, contudo além de perder a eleição presidencial para a Dilma que nem existia no cenário político, conseguiu ser humilhado pela segunda vez, ao perder para Haddad, a segunda criação de Lula em dois anos.

                Serra perdeu muito mais do que o sapato nesta eleição, perdeu o norte, o rumo e a credibilidade.  Caso o PSDB insista em colocá-lo para concorrer a eleição presidencial de 2014, assinará o seu atestado de óbto no cenário nacional e a predominância petista não será abalada tão logo.

                Cabe ressaltar que a vaidade do candidato tucano passa dos limites, sempre atrapalhou o PSDB ao barrar a candidatura de Alckmin e de Aécio em eleições presidenciais, sendo que somente o segundo, o neto de Tancredo Neves, ex-governador mineiro e senador da república pode concorrer em igualdade de condições com o PT, que se organiza de forma brilhante, para nunca mais ser sucedido pelo PSDB.

 *Prof. Ivan Santiago Silva é geógrafo, articulista, e autor do Livro Brasil : Imperialismo e Integração na América Latina.


Autor: Ivan Santiago Silva


Artigos Relacionados


Recolher Os Cacos É Importante

Lula: O Maior E Melhor Presidente Do Brasil

Ser Vice-presidente É Um Presente!

Tucanos E "fogo Amigo" Na Quebra De Sigilo

O Eleitor Brasileiro Sabe Escolher?

A Eleição Presidencial De 2010 – Eduardo Presidente ?

3º Round Fhc X Lula "a Luta De Ex-presidentes"