LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: DO TEXTO AO CONTEXTO ESCOLAR.
1. Introdução
A atual situação educacional aponta para novas e radicais mudanças no processo ensino-aprendizagem, pois estamos frente a um mundo globalizado com grande quantidade de informação e difusão de conhecimentos, e a função social da escola e do educador mudou muito ao longo dessa trajetória educacional, o professor deixou de ser o detentor do conhecimento e passou a ser um mediador desse processo.
É possível verificar assim, que a atual situação em que se configura a educação do Brasil nos remete a uma grande renovação tanto na relação professor aluno, quanto nas metodologias de ensino ou seja a forma de conduzir o processo de ensino aprendizagem na sala de aula . Pois nos dias atuais é inadmissível que eduquemos nossos alunos por aquele velho e tradicionalista método onde só o professor fala e o aluno escuta e decora de forma passiva, mas infelizmente isso ainda acontece, por que a escola de hoje configura-se como uma das instituições mais difíceis de se produzir mudanças significativas; isso acontece devido a grande resistência principalmente da parte dos educadores em renovar suas metodologias e a forma de ensinar e relacionar-se com o educando, mas isso não é privilegio de uma disciplina ou outra isso acontece na grande maioria e com grande parte dos educadores brasileiros.
Mas vamos nos ater aqui apenas ao ensino de literatura e suas metodologias que é o foco principal de nosso estudo e assim como as demais disciplinas e professores também encontram-se arraigados a aquele velho sistema tradicionalista de ensino focado na memorização dos conteúdos propostos pelo professor.
Diante do contexto aqui apresentado, faz-se necessário refletirmos sobre a forma com que o ensino de literatura vem sendo trabalhado nas escolas de ensino médio, para isso vamos analisar as metodologias utilizadas pelos professores, a forma com que o aluno ler e se relaciona com o texto , bem como o material didático utilizado em sala de aula.
Assim, este trabalho busca enfatizar como se processa a prática do ensino de literatura no contexto escolar. Diante disso, a relevância desta reflexão consiste em identificar os déficits do ensino de literatura e propor melhorias no que refere a metodologia adotada pelos professores.
Nessa perspectiva, este trabalho objetiva-se a analisar as metodologias de ensino, a sua prática em sala de aula e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. E especificamente constar se estas contribuem para o crescimento do educando como leitor e como critico literário.
Para tanto traçou-se um roteiro para observação das turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em duas escolas públicas tradicionais localizadas no centro da cidade de Picos- PI . Para que a partir dessa realidade observada possamos traçar um perfil de como se encontra o ensino de literatura nos dias atuais e a partir deste perfil tentarmos apontar soluções práticas para complementá-lo ou melhorá-lo.