Valorização Da Vivência



Tendo seus conhecimentos valorizados pelo professor, o aluno passa a sentir que sua bagagem cultural é relevante no seu processo de ensino-aprendizagem, que ele pode fazer parte da construção de seu conhecimento. Claro que tal afirmação parece óbvia, mas para muitos discentes o sentimento de pertencer ao processo de ensino-aprendizagem é distante.

Muitas vezes o aluno fica como mero receptáculo de informações recebidas do professor e sente-se dissociado do processo de aprender, quando na verdade, deveria sentir-se integrante e construidor do mesmo.

A valorização dos saberes do educando elevam sua auto-confiança e sua auto-estima, tornando mais tranquilo o caminho do professor e do aluno para atingir a aquisição de novos saberes na formação deste aluno, que afinal de contas é o principal personagem de todo o processo educacional.
Autor: Suzeli P. Miranda


Artigos Relacionados


Dentro Do Ambiente Da Escolar, Qual A Sua Função? Professor De Educação Física

Mapas Conceituais

Avaliação Da Aprendizagem, Momento De Ver, Rever Ou De Reter?

Tecnologias Educacionais Inovadoras Aplicadas à Educação

A RecuperaÇÃo No Processo Ensino-aprendizagem.

A AvaliaÇÃo Do Processo Ensino-aprendizagem

Tecnologias E EducaÇÃo: A UtilizaÇÃo De Ambientes Virtuais