O ENGENHEIRO LÍDER
O propósito deste artigo é analisar as habilidades e competências requeridas para o exercício da função de liderança nas empresas de engenharia, considerando que este é um grande desafio para os engenheiros que dominam tecnologias de alto nível, mas que precisam desenvolver talentos nos campos do relacionamento interpessoal e gestão de projetos. Com o acirramento da concorrência, as empresas de engenharia buscam novas maneiras de gerenciar mudanças, introduzirem melhoramentos em seus processos e automatizar, tanto quanto possível, as várias etapas de desenvolvimento dos projetos cabendo aos líderes o papel fundamental para obtenção de vantagem competitiva entre outros aspectos.
A demanda crescente de projetos vem exigindo constantes mudanças de planejamento e controle da carga de trabalho e alocação de recursos de mão de obra, intensificando a procura por profissionais de engenharia com características e atributos que definem o líder de projetos, seja com abrangência de conhecimento mono ou multidisciplinar.
A figura do chefe que dá ordens e exige seu cumprimento está ultrapassada. Pessoas que exercem cargos de liderança devem promover a competência dentro da empresa, estimular o trabalho em equipe, criando afinidades entre seus membros e motivando-os para trabalharem com dedicação a fim de alcançar os objetivos desejados, uma liderança inadequada quase sempre significa o fracasso dos resultados.
Palavras-chaves: - liderança, engenharia, líder de projeto