DIFERENCIAIS TECNOLÓGICOS DA MAQUIAGEM DO SEC.XXI



FACULDADE DE TECNOLOGIA DA PARAÍBA – FATEC/PB
ESTÉTICA E COSMÉTICA

DIFERENCIAIS TECNOLÓGICOS DA MAQUIAGEM NO SÉC. XXI.

SORAYA KATIANA DA SILVA

JOÃO PESSOA
2012
SORAYA KATIANA DA SILVA
DIFERENCIAIS TECNOLÓGICOS NA MAQUIAGEM DO SÉC.XXI

Projeto Experimentado a Faculdade Tecnológica da Paraíba – Fatec/PB como Requisito básico para obtenção do grau de Tecnólogo em Estética e Cosmética.
Orientadora: Paula Cristina Paiva

JOÃO PESSOA
2012

Dedico esta pesquisa para todas as pessoas que amam a arte da maquiagem.
AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradeço a Deus, o criador de todas as coisas pela oportunidade que me deu para estudar e me aprimorar na minha carreira profissional. A minha família em especial a minha querida avó Ana, a meus pais, as minhas irmãs Andréa (in memória) e Suênia que sempre me incentivaram aos estudos e acreditaram no meu talento. Um agradecimento especial ao meu companheiro Anderson Vianna e família por me adotarem e me apoiarem em todos os momentos. A todas amigas de curso que foram de suma importância na realização desse sonho em especial Gládis, Vânia, Dany e Joana. A coordenação, funcionárias e professores que desde o primeiro momento contribuíram para a concretização desse sonho em especial Paula Paiva, Ana Margareth, e Jeane Cavalcanti.

RESUMO

Os diferenciais tecnológicos na maquiagem no séc. XXI tem se desenvolvido crescentemente uma vez que a indústria cosmética a cada ano busca tecnologias para agregar ativos funcionais, tratamentos e texturas diferenciadas aos seus itens o que proporcionam a pele beleza e saúde. Diferentemente de décadas passadas onde a maquiagem não disponibilizava de tantos recursos. Diante desse fato, o presente trabalho tem por objetivo apontar as inovações nas formulações da maquiagem e a sua importância através de um estudo descritivo de caráter qualitativo a partir de uma revisão bibliográfica baseada em monografias, livros, revistas e sites de internet. Tendo como método de pesquisa a aplicação de questionários em estúdios de beleza com o público masculino e feminino com idades entre 20 e 60 anos como modelos envolvidos em campanhas publicitárias, apresentadores de programas de TV, e clientes de espaços de beleza, visando comprovar os efeitos positivos alcançados. Com a inovação tecnológica empregada na maquiagem atual atendem-se necessidades da pele no disfarce de imperfeições através da adição de ativos funcionais como ácido hialurônico (preenchimento), difusores ópticos (disfarce de linhas de expressão e poros), e a criação de cosméticos livres de conservantes e fragrâncias (mineral), linha ecologicamente correta (vegan), com vitaminas, FPS no tratamento antirrugas (anti aging), alta definição (HD), destacando dessa forma a evolução cosmética dessas formulações voltadas para maquiagem.

Palavra Chave: Maquiagem, tratamento, tecnologia.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA..........................................................................06
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..................................................................................09
2.1 PRIMER.....................................................................................................................09
2.2 MAQUIAGEM HIGH DEFINITION........................................................................09
2.3 MAQUIAGEM MINERAL........................................................................................11
2.4 MAQUIAGEM VEGAN............................................................................................12
2.5 MAQUIAGEM 3D.....................................................................................................12
2.6 MAQUIAGEM ANTI AGING..................................................................................13
2.7 ATIVOS FUNCIONAIS NA MAQUIAGEM...........................................................14
2.8 ÓRGÃOS REGULAMENTADORES.......................................................................14
3. OBJETIVOS...............................................................................................................15
3.1 OBJETIVO GERAL................................................................................................15
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.....................................................................................15
4. HIPÓTESE.................................................................................................................15
5. METODOLOGIA......................................................................................................16
6. PERSPECTIVAS.......................................................................................................16
7. CRONOGRAMA.......................................................................................................17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................18
ANEXO 1 – QUESTIONÁRIO.....................................................................................20

1 INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
Um ritual de beleza e vaidade era de costume dos povos assírios, persas e babilônicos, pois já utilizavam de elementos extraídos da natureza para construir sua própria maquiagem como hena, kohl , frutas vermelhas e a terra vermelha eram utilizadas como cosméticos naturais (LOPS, 2009).
A cada século, cada civilização pode experimentar o uso da maquiagem com diferenciados objetivos seja para embelezamento ou crenças, assim Torquatto (2011, p. 23) declara:
É fato que a maquiagem em todas as civilizações teve e tem muita relevância. Seja pela crendice de seus poderes místicos e curativos, para confrontar ou camuflar o inimigo em guerras, pela arte magnífica de adornar o corpo e a face, para seduzir ou distinguir as pessoas, na caracterização de personagens e finalmente, no disfarce de imperfeições e no realce da beleza e da sedução.

Foco no embelezamento era o grande objetivo da maquiagem, mas atualmente esse conceito tem se renovado com benefícios à pele conforme comenta Moraes (2008):

Desde a época de Cleópatra e até bem pouco tempo atrás, a maquiagem manteve seu foco no embelezamento, mas, recentemente, pequenos fabricantes, principalmente da Europa e dos Estados Unidos, começaram a agregar à maquiagem benefícios de cuidados e tratamentos específicos.

No séc. XXI beleza e saúde andam juntas devido à mudança no perfil do público consumidor feminino e masculino, que buscam a longevidade e qualidade de vida. Refletindo às indústrias cosméticas a crescente criação de cosméticos multifuncionais (ABIHPEC, 2011).
No II Congresso de Maquiagem na Feira de Beleza Beauty Fair 2011, que aconteceu em São Paulo, onde tive a oportunidade de participar foram apresentadas os diferenciais tecnológicos tendências e técnicas da maquiagem. Além da minha experiência como maquiadora onde acompanho diariamente a evolução dos itens no efeito final e da inovação observada no congresso nasceu uma visão diferenciada acerca dos ativos funcionais e seus benefícios e efeitos na pele maquiada, onde pode me inspirar a desenvolver o presente trabalho com a proposta de descrever os diferenciais tecnológicos na maquiagem no séc. XXI, como também uma abordagem sobre os órgãos regulamentadores da maquiagem na esfera mundial sendo de suma importância para os profissionais de beleza envolvidos na arte da aplicação da maquiagem.
O uso da maquiagem nos dias atuais possui um valor agregado ao poder que imprime a imagem na evolução sócio econômica das mulheres no séc. XXI. Tal fato influencia diretamente as indústrias cosméticas à criação de itens de maquiagens com ativos funcionais, que possibilitem embelezamento, tratamento e ainda tecnologia no disfarce de imperfeições da pele maquiada.
Segundo Moraes (2008), a nova tendência é agregar vários tratamentos a maquiagem, pois a mulher moderna não tem tempo para passar sobre a pele um hidratante, um creme antienvelhecimento, uma base e um protetor solar, mas quer contar com todos esses benefícios de uma forma prática e eficaz.
A partir dessas definições, infere-se que a maquiagem no século XXI é um item de beleza que preserva a integridade e a saúde da pele, com formulações inovadoras permitindo a mulher o embelezamento e praticidade ao seu dia a dia.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 PRIMER
A falta de fixação, as linhas finas, os poros visíveis, e a oleosidade da pele são os maiores empecilhos enfrentados ao usar maquiagem. Um dos itens que revolucionou a indústria cosmética da maquiagem foi o primer ou pré-maquiagem, pois proporciona fixação, disfarce de linhas finas e poros, hidratação, controle da oleosidade e efeito aveludado a pele (TORQUATO, 2011).
Atualmente o mercado da maquiagem disponibiliza de primer’s em HD, com a adição de ativos tais como o ácido hialurônico que proporciona preenchimento, que juntos conseguem eficazmente o disfarce de rugas. E quanto a correções de manchas como sardas, e melasmas, telangiectasias, ou a neutralização de tons peles com rosáceas, já existe uma inovação são os primer’s levemente coloridos, que são multifuncionais por possuírem propriedades hidratantes, fps, e base objetivando dissimular imperfeições (GOMES, 2012).
Segundo Consati (2012), usado logo após a limpeza e hidratação da pele, o primer faz um preenchimento dos espaços entre as células e pequenas linhas de expressão, formando uma espécie de filme protetor, deixando a pele com uma superfície lisa, que recebe de forma muito mais natural os produtos aplicados na sequência e contribui para uma uniformização da pele com maior perfeição. Também hidrata, proporciona melhor aderência dos produtos, dá mais durabilidade para a maquiagem e ajuda a controlar a oleosidade da pele. No resultado final da uniformização da pele temos uma textura aveludada e com aparência mais natural.
A partir destas concepções, observa-se que o primer é um grande aliado da maquiagem do séc. XXI, proporcionando fixação à pele maquiada aliada a ativos, que garantem benefícios à pele, porém ressaltamos que os cuidados com a pele devem ser realizados diariamente, tais como limpeza, tonificação e hidratação.

2.2 MAQUIAGEM HIGH DEFINITION
Segundo Consati (2012) foi na década de 90 nos EUA, que surgiu a Tecnologia HD -‘High Definition’(alta definição) na televisão, que proporciona uma perfeita qualidade na visualização das imagens.
Sendo ideal para fotos, televisão e “peles maduras”, contém difusores ópticos para um acabamento perfeito, o seu efeito é de pele com brilho sem cintilância para disfarçar rugas e linhas finas com formulação inovadora que contém microesferas extremamente “finas” que se aderem à pele de forma imperceptível.
Sobre a maquiagem High Definition Moraes (2008) disserta que:

A combinação de pigmentos com microesferas, partículas que preenchem os microrrelevos da pele, promovendo o disfarce óptico das imperfeições, constitui atualmente, um dos principais recursos tecnológicos utilizados pela indústria de maquiagem.

A High Definition Make-up, ou maquiagem de alta definição, trata-se da tecnologia que possibilitou o desenvolvimento de maquiagens capazes de produzir uma cobertura suave, funcionando quase como uma segunda pele (TORQUATO, 2009).
Em concordância Moraes (2008) completa:

A última tendência em maquiagem é ser muito mais leve e apresentar boa cobertura. Isso decorre da exigência das imagens de alta definição, da necessidade de se mostrar uma pele muito natural e cada vez mais perfeita. Para isso, é necessário que os pigmentos sejam cada vez mais micronizados para serem incorporados a uma base muito suave. A inspiração vem justamente da beleza natural.

Com a micronização é possível obter uma nova geração de produtos que permitem o consumidor final perceberem notavelmente o sensor aveludado. Dessa maneira, sombras, pós e blushes aceitam a incorporação de princípios ativos que ofereçam harmonia perfeita entre cores e benefícios (MOTTA, 2011).

2.3 MAQUIAGEM MINERAL
Elaborada através de extração dos mais puros e finos pós de origem mineral, livres de conservantes, aromatizantes e pigmentos pesados, a maquiagem mineral é naturalmente hipoalergênica e pode ser aplicada sobre peles sensíveis e oleosas. A pureza dos minerais oferece uma maior afinidade com o Ph da pele, que confere ótima cobertura e acabamento natural (KRIZEK, 2010).
A tabela a seguir apresenta os principais componentes da formulação da maquiagem mineral (tabela 1):
Tabelas 1 – Componentes da Maquiagem Mineral
TABELA DE COMPONENTES DA MAQUIAGEM MINERAL
COMPONENTES COMPOSIÇÃO EFEITO ONDE SÃO ENCONTRADAS
DIÓXIDO DE TITÂNIO Partícula de pigmento em pó branco Excelente poder de cobertura Corretivo e base
ÓXIDO DE FERRO Partículas de pigmentos inorgânicos (amarelo preto e vermelho) Pela combinação das três cores é possível criar vários tons de pele Corretiva base e pó
ÓXIDO DE ZINCO Partículas de pigmento branco Absorve a oleosidade da pele Corretivo e base
MICA Mineral de origem natural Deslizamento e aderência Corretiva base e pó
OXICLORETO DE BISMUTO Partícula ultrafina de grande afinidade com a pele Fixação da maquiagem, toque leve e textura aveludada. Corretiva base e pó
ESTERATO DE ZINCO Sais de zinco Ótima aderência à pele Pó
PÓ DE DIAMANTE Partículas ultrafinas de diamante Luminosidade e acabamento radiante Pó
Fonte: Adaptado de Alexandre Krizek (2010)

Em concordância com o exposto na tabela acima Moraes (2008) declara:

Livre de componentes potencialmente irritantes como fragrâncias, pigmentos sintéticos, preservantes, entre outros, a maquiagem mineral é fabricada exclusivamente a partir de minerais micronizados como dióxidos e titânio, óxidos de ferro, óxidos de zinco e outros, refletindo cores e as mais diversas tonalidades pelas múltiplas combinações que podemos fazer com esses minérios.

Ressaltamos, que a micronização é um processo de moagem ultrafina de produtos por meio de moinhos com ar comprimido. A moagem ocorre devido ao choque entre as partículas do próprio produto que, juntamente com o ar comprimido atinge uma velocidade de até 500 m/s. Com esse choque as partículas diminuem de tamanho até atingir a qualidade desejada. Tal processo permite ganhos elevadíssimos quanto á qualidade do produto (MOTTA, 2011).

2.4 MAQUIAGEM VEGAN
As maquiagens vegan, verde ou eco-friendly são produzidas com ingredientes naturais, óleos vegetais e substâncias minerais, que não agridem a pele nem ao meio ambiente (BORGES, 2011).
Segundo especialistas, o cosmético verde é considerado menos agressivo ao organismo e ao planeta por priorizar o uso de matérias primas naturais (sem corantes, perfumes e derivados de petróleo), ter um modo de produção focado na sustentabilidade, não realizar testes em animais (ZANELLI, 2009).

2.5 MAQUIAGEM 3D
Na arte da maquiagem o efeito 3D possibilita mais cintilância, criando profundidade e luminosidade devido aos seus pigmentos como afirma Lauxen (2012):

A maquiagem 3D abre novas possibilidades de brilhos, cintilâncias, iluminação e relevo, que são responsáveis por dar volume e profundidade para as maquiagens. As cores, por serem altamente pigmentadas, além de se espalhar com muito mais facilidade, dão um aspecto natural ao make, apresentando, além de tudo, uma fixação bem maior do que as maquiagens normais, durando em média 12 horas sem borrar nem perder o brilho.

Um diferencial dos produtos para maquiagem 3D é sua pigmentação mais acentuada que a normal resultando numa fixação de até 12 horas, sem perder o brilho e sem borrões. Os produtos para maquiagem 3D até bem pouco tempo só estavam disponíveis para os profissionais da beleza. Mas atualmente já existem no mercado alguns bons produtos que dão esse efeito, em especial sombras, máscaras para cílios, batons e gloss (COLLETTI, 2012).

2.6 MAQUIAGEM ANTI AGING
A maquiagem com multifuncionalidade é uma inovação, que permite a mulher contemporânea embelezamento inteligente conforme afirma Torquatto (2011):

As fórmulas de alta tecnologia possuem várias qualidades: intensificam a luminosidade natural; dissimulam imperfeições;uniformizam(ação de deixar à pele a tonalidade semelhante); suavizam manchas e linhas finas; promovem viço (difusores óticos que aumentam a luminosidade); controlam a oleosidade (efeito mate); tem fps; ingredientes que tratam;dão cobertura aveludada; e tem fragrância suave.

Os cosméticos para maquiagens atuais tentam unir a tecnologia e o tratamento para pele maquiada com efeito acumulativo, onde ativos são incorporados às formulações com fps, (prevenção ao foto envelhecimento), vitaminas C e E (antioxidantes), tensine, raffermine e argireline (efeito lifting), mas não pode substituir a nutrição proporcionada pelos cremes anti aging (RUTKA, 2008).

2.7 ATIVOS FUNCIONAIS NA MAQUIAGEM
Atualmente a maquiagem dispõe de vários ativos funcionais que beneficiam a saúde da pele, segue abaixo tabela demonstrativa (tabela 2):
TABELA 2: Ativos funcionais e seus benefícios
TABELA DE ATIVOS FUNCIONAIS E SEUS EFEITOS
ATIVOS FUNCIONAIS BENEFÍCIOS PRODUTOS
Vitamina E Antioxidante Bases e batons
Ácido Hialurônico Preenchimento e hidratação Bases e batons
Cafeína Ação descongestionante Corretivos e sombras
Vitamina A Renovação Celular Batons
Elastinol Firmeza e elasticidade Bases
Ceramidas de maracujá Hidratação 24 horas Bases e gloss
Cera de carnaúba Resistência e longa duração Mascaras para cílios
FPS Previne o foto envelhecimento Batons, bases e pó
Fonte: Adaptada de Moraes (2008)

2.8 ÓRGÃOS REGULAMENTADORES
Segundo Cavalcanti (2011), as concentrações de pigmentos permitidos em maquiagem devem ser aprovadas de acordo com a Legislação de órgãos como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, FDA (Food and Drug Administration) dos EUA e a COLIPA (The Europen Cosmetics Association) da Comunidade Européia.
Quanto aos ecologicamente corretos, o Brasil não possui atualmente uma legislação regulamentadora dos cosméticos verdes. Com o crescimento surgiram empresas certificadoras que assumiram o papel. No país, o Instituto Biodinâmico (IBD) e a Ecocert Brasil são responsáveis pela certificação. As empresas de beleza podem optar por certificação em organizações internacionais, como as norte americanas QDI e IFOAM, a francesa Ecocert, as alemães BDIH e Demeter, a italiana AIAB e a inglesa Soil Association (ZANELLI, 2009 p.52).

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem por objetivo apontar os diferenciais tecnológicos da maquiagem no séc. XXI.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Demonstrar os diferenciais das formulações nas maquiagens com os avanços tecnológicos.
• Listar os principais ativos utilizados na maquiagem atual e seus efeitos.
• Destacar os benefícios alcançados com a evolução cosmética de produtos voltados para maquiagem.

4 HIPÓTESE
Com a evolução cosmética no âmbito mundial a maquiagem passa por inovações surgindo novas formulações tecnológicas, que proporcionam a integridade da pele maquiada e com um maior entendimento dessas formulações pode-se obter resultados satisfatórios.

5 METODOLOGIA
O estudo realizado baseia-se em um trabalho descritivo de caráter qualitativo através de uma revisão bibliográfica baseada em monografias, livros, revistas e internet com o objetivo de apontar os diferenciais tecnológicos da maquiagem no século XXI.
A metodologia adotada no presente estudo será realizada através dos resultados de amostras de questionários aplicados no Espaço de Beleza Millanno, localizado na Av. Esperança, 812 – Manaíra em João Pessoa com o público masculino e feminino com idades entre 20 e 60 anos que desempenham profissões de modelos de campanhas publicitárias e apresentadores de programas de TV, e clientes do espaço no período de 60 dias, buscando corrigir e dissimular imperfeições na pele através da maquiagem moderna abordada no presente projeto.

6 PERSPECTIVAS

A partir desse estudo esperamos contribuir com o conhecimento dos profissionais que visam o aperfeiçoamento na arte do embelezamento facial. Uma vez que a maquiagem atual dispõe de tecnologias de efeitos no disfarce de e na correção de imperfeições, permitindo através de seus ativos a nutrição e a prevenção do envelhecimento precoce da pele através dos seus ativos funcionais.

7 CRONOGRAMA
O trabalho será realizado no período de sete meses distribuído de acordo com o cronograma a seguir.
ATIVIDADE/ PERÍODOS 01/12 02/12 03/12 04/12 05/12 06/12 07/12
1 LEVANTAMENTO DE LEITURAS x x x x x x
2 MONTAGEM DO PRÉ-PROJETO x
3 MONTAGEM DO PROJETO x x
4 COLETA DE DADOS x x x
5 TRATAMENTO DE DADOS x x
6 ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL x x
7 REVISÃO DO TEXTO x x
8 ENTREGA DO TRABALHO COM RESULTADO x

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABIHPEC – Associação das Indústrias Brasileiras de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, 2012 Disponível em: Acesso em: 28 de Fevereiro 2012.

BORGES, Claudia. Maquiagem Vegan. Disponível em: Acesso em: 15 de Maio 2012.

CAVALCANTI, Monaliza. Cuidado ao escolher sua maquiagem. Disponível em: Acesso em: 13 de Maio 2012.

COLLETTI, Claudia. Maquiagem 3D. Disponível em: Acesso em: 01 de Maio 2012.

CONSATI, Sadi. Antes da maquiagem - Primer Disponível em: Acesso em: 20 de Abril 2012.

______. Maquiagem High Definition Disponível em: Acesso em: 20 de Abril 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, Fabiana, O Make da pele perfeita Revista Cláudia n. 05, ANO 51, 2012.

KRIZEK, Alexandre. Maquiagem Mineral. Disponível em: Acesso em: 02 de Maio 2012.

LAUXEN, Jana. Maquiagem 3d. Disponível em: Acesso em: 10 de Maio 2012.

LOPES, Giulia Bavia. Maquiagem e a sua história milenar – Simbologia na composição. 2009. 18 f. Trabalho de conclusão da graduação como parte obrigatória para obtenção do gral de Bacharel em Desenho Industrial com Habilitação em Design Gráfico – Fundação Armando Alvares Penteado, 2009.

MORAES, Rose. Ativos Funcionais Ajudam Maquiagens a Proporcionar mais Beleza e
Saúde. Química e Derivados, São Paulo: Editora QD Ltda, 2008.

MOTTA, Andressa. Micronização e Maquiagem. 2011. Disponível em: Acesso em: 12 de Maio 2012.

RUTKA, Camila. Maquiagem Assume Benefícios Anti-idade. Disponível em: Acesso em: 20 de Maio 2012.

TORQUATTO, Fernando. O Boticário Maquiagem, 1ª. Ed, Curitiba: Posigraf, 2011. 252 p.

______. Perfil Make. Revista Bella Cabelos - Maquiagem e Estética N. 06, 2009.

ZANELLI, Lúcia. Ecologia - Onda Verde Chega à prateleira dos cosméticos. Revista Bella Cabellos - Maquiagem e Estética n. 06, 2009.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

ANEXO
QUESTIONÁRIO APLICADO AOS CLIENTES PARTICIPANTES DA PESQUISA SOBRE DIFERENCIAIS DA MAQUIAGEM DO SÉC. XXI. (Projeto Experimental para conclusão do Curso de Graduação em Estética e Cosmética da FATEC PB)

1) Qual sua faixa etária (idade)?
2) Quanto ao disfarce de linhas finas e poros a maquiagem HD atende suas necessidades?
3) O uso dos primer’s faz uma real diferença de fixação?
4) Pode perceber naturalidade e leveza na utilização da base, corretivo e pó da maquiagem HD?
5) Acredita que ao utilizar maquiagem 3D o efeito é de cintilância e de maior durabilidade de 12 horas?
6) Ao utilizar maquiagem com ativos nutritivos, percebeu uma melhora no controle da hidratação da pele e lábios?
7) As máscaras para cílios através da cera de carnaúba prometem longa duração. Em seu uso você pode afirmar positivamente esse efeito?
8) Com o uso contínuo de maquiagem mineral pode relatar alguma insatisfação quanto a poros obstruídos, ou algum desconforto?
9) Com a utilização de corretivos com ação descongestionantes pode perceber melhora nas pálpebras?
10) Quanto ao uso de Fator de Proteção Solar UVA/UVB nas formulações da maquiagem, pode perceber esse efeito na pele?
11) Responda caso tenha acima de 30 anos:
10.1) Com a utilização da maquiagem anti aging pode perceber uma melhora no aspecto geral da pele: luminosidade, nutrição e hidratação?


Autor:


Artigos Relacionados


As Melhores Dicas De Maquiagem Para O Inverno

Sem Maquiagem...

A Importância Da Maquiagem Na Apresentação Pessoal

Dicas De Maquiagens Direto Do São Paulo Fashion Week

Assepsia E Conservação Do Produtos Cosméticos E Seus Acessórios

Base: Texturas E Tons Ideiais A Cada Tipo De Pele

A Cor Na Maquiagem Para Os Tipos De Pele