A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA NA HABILIDADE ESPACIAL DA CRIANÇA.



A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA NA HABILIDADE ESPACIAL DA CRIANÇA.

 

         Vanusa Aparecida Almeida – UNEMAT

Luiz Rodrigues - UNEMAT

Orientadora: Prof.(a) Ms. Ana Sebastiana Monteiro Ribeiro - UNEMAT                            

 

RESUMO: Esta comunicação tem como objetivo discutir a possibilidade e a importância de se ensinar Geografia nos primeiros Anos da Escolarização. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) a Geografia oferece instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social. Parafraseando Alves (1999) o espaço se dá através das relações entre os seres e a natureza. Embasados neste pensamento acreditamos que as crianças terão a possibilidade de fazer uma leitura de vida e do espaço vivido. São muitas as possibilidades de trabalho com a construção de conceito de espacialização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a necessidade está no trabalhado com a realidade social dos alunos. A criança aprende a se localizar em seu espaço de convivência, dando significado ao lugar. Por isso devemos utilizar em nossas metodologias o cotidiano da criança, como por exemplo, o bairro onde ela mora, a escola onde ela estuda, para que ela possa ter as noções de lugar com significado. Em suma, compreendendo que o espaço geográfico encontra-se presente em toda parte pretendemos socializar este grande gargalo para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental.

PALAVRAS-CHAVE: GEOGRAFIA; ENSINO FUNDAMENTAL; ESPAÇO.

INTRODUÇÃO

 

     A Geografia tem como objetivo o estudo do espaço construído e reconstruído pelos homens, sua organização social, as condições naturais do mesmo, e o entendimento deste espaço deve ser trabalhado desde a pré-escola, ou seja; nas séries iniciais. Ao valorizar as informações levadas para a aula, pelas crianças, seja do ambiente rural ou urbano, o professor possibilita a inclusão de diferentes formas da criança construir sua visão de mundo.

     A prática docente é de elevada importância para a construção do conhecimento por parte do aluno, neste sentido, é importante que os educadores diversifiquem as atividades pedagógicas de Geografia e que sejam significativas para as crianças. Essa prática deve estar sempre presente no cotidiano do aluno, desde que o professor aproveite as situações e o espaço, que podem ser explorados para a aquisição do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

 

     A Geografia deve proporcionar a construção de conceitos que possibilite ao aluno compreender o seu presente e pensar o futuro com responsabilidade. Esse presente não pode ser visto como algo parado, estático, mas sim em constante movimento.

     Callai (1998) aponta três motivos para se ensinar Geografia no sentido de compreender o mundo como totalidade, a partir do seu entorno.

  • Primeiro, conhecer o mundo e obter informações a seu respeito.
  • Segundo, conhecer o espaço produzido pelo homem, as causas que deram origem às formas na relação entre sociedade e natureza.
  • Terceiro, o objetivo maior de ensinar Geografia é fornecer ao aluno condições para que seja realmente construída a sua cidadania.

     A Geografia como as demais ciências que fazem parte do currículo do ensino fundamental e médio, deveria procurar desenvolver no aluno a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade tendo em vista a sua transformação. É possível que estudantes e professor de Geografia pensem em projetar a Geografia do futuro com menos desigualdades socioespaciais. A escola faz parte deste processo, todas as disciplinas têm papel a desempenhar nesse processo, e a função a ser desempenhada pela Geografia é de fundamental importância, o professor de Geografia tem uma tarefa especial, desenvolver na criança e com ela a visão de totalidade da sociedade brasileira a partir do estudo do lugar.

     Se o exercício pedagógico ocorrer a partir de coisas próximas aos infantis, os alunos poderão se integrar com facilidade às novidades e novas descobertas geográficas. Eles poderão relacionar suas aulas com a vida, farão relação entre escola e vida, entre a Geografia e seu cotidiano, pois é no espaço geográfico que as crianças buscam e encontram os símbolos e os seus significados.

     O objetivo no ensino de Geografia é compreender a ampla dimensão que possui o espaço fora da sala de aula bem como a inserção do estudante nesse espaço, conhecer a realidade é um processo de reconhecimento daquilo que existe no lugar, com as devidas explicações para o que acontece. A análise e compreensão da realidade busca despertar no aluno o desenvolvimento do raciocínio crítico sobre o objetivo de estudo da Geografia, “o espaço geográfico”, que é construído e reconstruído através das relações sociais e entre a sociedade com a natureza, no decorrer do tempo.

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

 

     É importante que na pré-escola e nas séries iniciais se desenvolvam atividades envolvendo esquema corporal, brincadeiras e jogos que levem a criança a explorar o espaço e tudo o que ele contém. Num primeiro momento a referência espacial da criança é o seu corpo, depois já consegue situar um objeto em relação ao outro.

     O lúdico é importante para o desenvolvimento social e cognitivo do aluno. Por meio da brincadeira e do jogo, a criança pode realizar seus desejos, definir projetos e ter acesso à dimensão simbólica, permite a criança que se construa valores voltados a perceber diferentes tamanhos, formas, também pode auxiliar a criança a se localizar e situar num determinado espaço e para além dele. Em Geografia, o professor pode utilizar jogos em diferentes momentos, tendo em vista a construção da noção de espaço.      Os jogos de construção (blocos, tijolinhos e peças de encaixe), os tradicionais infantis como, brincadeiras de roda, amarelinha e jogo de pedrinhas, e o “faz-de-conta”, mímica, pode ser realizado no final da aula ou para introduzir um novo assunto na aula seguinte ou durante o estudo de determinado tema.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

     A contribuição da Geografia neste nível de ensino, em que a criança passa pelo processo de alfabetização, não se dá como acessório, mas como componente significativo na busca do ler e do escrever.

     Sendo o conhecimento do aluno construído através de sua interação com o meio, é essencial que o professor considere o conhecimento e as ideias do aluno sobre a representação de espaço, o professor deve agir como mediador, intermediando e estimulando problematizações e discussão do assunto.

     O ponto básico em Geografia nas séries iniciais, é permitir que o aluno compreenda o seu viver, entendendo a sociedade em que vive, conhecendo o espaço que está sendo construído por essa sociedade e o tempo em que vivemos, a alfabetização é um processo, é o desenvolvimento do raciocínio espacial do aluno e deve ser continuamente ampliada e aprofundada. Devemos intervir pedagogicamente para que o aluno passe a compreender o espaço cada vez mais amplo. Mas também possibilitar que o aluno represente e expresse os demais espaços, a partir do espaço do seu cotidiano.

     Enfim, a Geografia nos anos iniciais de escolarização pode, e muito, contribuir na habilidade espacial da criança, na medida em que se encaminha as crianças a aprender a ler o mundo.

    

                            FONTES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

  • CALLAI, H.C. (org). O ensino em Estudos Sociais. Ijuí: Unijuí, 2002.
  • GASTROGIOVANNI, A.C. (org). Ensino de Geografia práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
  • MOREIRA, R. O que é Geografia. São Paulo: Brasiliense, 2000.
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: História, Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • Artigo, Alfabetização geográfica nas séries iniciais do ensino fundamental. R. Ciências humanas, Frederico Westphalen, v.7, n.9, p.121-132, Dez 2006.

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