Indústria de Móveis no Brasil



Reconhecida por seus produtos e criações, a indústria de móveis brasileira se destaca por oferecer produtos de qualidade no mercado.

O cenário nacional de fábricas de móveis conta com diversas empresas, algumas com mais de quatro décadas, que se caracterizam por duas tendências diferentes, que é o da demanda interna e o de exportação. Além disso, a indústria de móveis pode ser segmentada por categoria de uso: móveis de escritório, residencial e institucional (móveis utilizados em escolas, hospitais, hotéis e análogos).

Atualmente, o design é fundamental na indústria móveis. Como o conceito de produto não está mais relacionado unicamente com a fabricação, desenvolver produtos também significa criar um design atrativo e diferenciado. O design dos móveis não pode ser mais entendido apenas como algo relacionado com aparência e o desenho. Agora, o móvel tem que ser funcional, ergonômico e confortável. E é justamente com esses quesitos que a indústria nacional de móveis tem se preocupado nos últimos anos.

Os principais centros consumidores de móveis no Brasil são as regiões sul e sudeste, com destaque para São Paulo, ABC paulista, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Parte considerável desse consumo é suprido quase que integralmente pela produção interna e doméstica.

As exportações brasileiras de móveis também chamam a atenção quando falamos sobre esse setor. Com números que não param de crescer desde a década de 70, as exportações representam um importante acréscimo nas vendas de algumas indústrias de móveis no Brasil. 


Autor: Patricia Mancini


Artigos Relacionados


Móveis De Escritório

Como Montar O Escritório

Cadeiras De Escritório Ergonômicas

Importância Da Ergonomia No Escritório

Tafona Móveis E Decorações

Dipapel Traz Novidades - Caderode

Guarda Móveis