Existem Complicações em Decorrência de Doença Hispertensiva da Gestação (DHG)?



EXISTEM COMPLICAÇÕES EM DECORRENCIA DE DOENÇA HIPERTENSIVA DA GESTAÇÃO (DHEG)?

 

AUTORES: Adriana Marquilene Nunes Viana, Maralise Santa Barbara Góis Maria Selma Pinto Franca

 ORIENTADORES: Fabiana Lopes Martins, Glebson Moura e Lucia Helena Ramos.

INTRODUÇÃO: O presente estudo analisou as principais complicações em que uma “gestação” pode apresentar, isto é, geralmente muitos profissionais de saúde avaliam apenas os sintomas que a paciente sente no momento, esquecendo-se assim, em averiguar/acompanhar o feto como também, o fator psicológico. É válido ressaltar ainda que, a pré-eclampsia é caracterizada por uma síndrome durante a gravidez geralmente desencadeada após a 20 semana de gestação, na qual os valores de pressão arterial correspondem iguais ou maiores que 160x90mmhg. A manifestação clinica, embora possam ser similares, podem ser decorrentes de causas diferentes. Na primeira, a elevação da pressão arterial é o aspecto fisiopatológico básico da doença, a segunda é resultado da má adaptação do organismo materno a gravidez, sendo a hipertensão apenas um de seus achados. O impacto dessas duas condições, sobre mãe feto, é bem diferente, assim como seu controle.  Esta patologia caracteriza-se por hipertensão acompanhada de proteinuria e/ou edema, sendo estes chamados de tríade da DHEG. Classifica-se a DHEG em duas formas básicas: pré-eclampsia (forma não convulsiva marcado pelo inicio da hipertensão aguda apos a vigésima semana de gestação) e eclampsia, que é um distúrbio hipertensivo gestacional que se caracteriza pelos episódios convulsivos conseqüentes a efeitos cerebrais profundos da pré- eclampsia.

OBJETIVO: Esclarecer e identificar a patologia em questão, ressaltando desta forma, as possíveis conseqüências tanto para a mãe como para o feto, caracterizando ainda fisiopatologicamente os órgãos acometidos na gestação.

METODOLOGIA: O método da pesquisa proposto foi descritivo e analítico através de estudos e artigos científicos que trata da Doença Hipertensiva da Gestação (DHG), através de literaturas da biblioteca AGES  Profª Maria José dos Santos Lima, sites específicos como Scielo, BIREME. Os conteúdos foram lidos de forma critica onde buscou a interpretação geral e especifica do tema.

RESULTADOS: Os resultados mostraram que, a “pré-eclampsia” pode alterar todos os sistemas vitais do ser humano como também, causar danos ao feto. Por isso, as gestantes possuem um risco maior diante desses até mesmo em desencadear o deslocamento da placenta, coagulação intravascular disseminada, hemorragia cerebral, falência renal e hepática. Além disso, ocasionar risco de trabalho de parto prematuro, diminuição dos cuidados durante a gravidez, abaixa estima e espera do filho. Quanto ao feto, uma redução do suprimento de oxigênio e nutriente, o baixo peso ao nascer e o risco maior de desenvolver doenças pulmonares agudas e crônicas, além disso, a morte de ambos.

CONCLUSÃO: Faz-se necessário a aprimoramento dos conhecimentos acerca desta patologia, é possível que os futuros “profissionais de enfermagem” valorizem a mesma no tocante aos cuidados e possíveis intervenções que possibilitem a interação entre enfermeiro com a paciente, obtendo resultados não apenas fisiopatogicamente e sim, patologicamente, afinal, lidamos com “ser humano”.

Acadêmicos de Enfermagem da Faculdade AGES

REFERENCIAS:

ZIEGEL, Erna E. Gravidez de Risco: Complicações Obstétricas. In: ______:________. Enfermagem Obstétrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. Cap. 14. P. 243-274.

PASCOAL, Istênio F. Hipertensão e Gravidez. Ver. Bras. Hipertens 9. Julho/setembro de 2002. 256-261.p.

NERY, Inez Sampaio et AL. Assistência de Enfermagem na Opinião das mulheres com pré-eclampsia. Esc. Anna Nery R.

Enfermagem. Junho, 2007.11.(2). 254-260.p.

 


Autor: Adriana Marquilene Nunes Viana


Artigos Relacionados


AtuaÇÃo Do Enfermeiro Na AssistÊncia Humanizada Em Paciente Com PrÉ-eclÂmpsia / EclÂmpsia

Assistência De Enfermagem A Gestante Com Doença Hipertensiva Específica Da Gestação

Vitaminas E Minerais Importantes Na Gestação

Pré-eclâmpsia / Eclâmpsia

Eclampsia – O Acompanhamento Pré-natal é A Melhor Forma De Prevenção

Tabagismo Na Gestacao

Conhecimento Da Gestante Atendida No Cam Sobre A Diabete Gestacional Na Região Oeste Da Bahia