Comunicação E As Interações Humanas



ATIVIDADE 1

a) O problema de habitação no Brasil

O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são alguns índices que constituem um sistema de informações que se preocupam com percentuais como o do problema habitacional. Estes exibem atualmente um bom índice, foi constatado um número expressivo de população acolhida por auxílio de água canalizada e a assistência da coleta de lixo. Revela-nos que elevou o acesso aos serviços de saneamento, a utilização do esgoto foi ampliado, porém, ainda é a maior preocupação devido ao fato de que apenas 1/3 é tratado adequadamente.

A proporção de brasileiros que residem em domicílios superlotados foi reduzida, contudo, ainda é o maior desafio no que se refere às condições de habitação. O ônus com pagamento de aluguel também reduziu.

Conforme o Jornal Nacional do dia 22/09/08 a estatística revelada pelo IPEA diz ser visível o ritmo acelerado da redução da pobreza. Foi constatado como o menor índice da História.

Apesar deste progresso registrado, a taxa de desigualdades permanece num patamar intenso no Brasil e grande parcela da população continua enfrentando dificuldades de acesso aos auxílios de saneamento básico e de habitação.

b) A Moradia no Brasil é uma pedra no sapato

O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são algumas paradas que colocam os números como o do abacaxi da moradia em pratos limpos. Estes mostram hoje um número bala, foi visto um número massa de população que está recebendo serviço de água encanada e a assistência da coleta de lixo. Nos mostra que subiu o acesso aos serviços de saneamento, a utilização do esgoto cresceu, porém, ainda é uma pedra no sapato porque só 1/3 é tratado direito.

O número de pessoas que moram em baias superlotadas diminuiu, mas, ainda é o maior abacaxi no que se refere às condições de moradia. O alto imposto com pagamento de aluguel também diminuiu.

No Jornal Nacional do dia 22/09/08 as cartas colocadas na mesa pelo IPEA fala que podemos ver a rapidez da diminuição da pobreza. Foi visto como o menor número da História.

Apesar desta evolução, as desigualdades continuam grandes no Brasil e uma parte das pessoas continua cortando um dobrado para conseguir os serviços de saneamento básico e de moradia.

ATIVIDADE 2

1) O professor Paulo Freire defende a abolição da avaliação e a adoção da adequação. O modo como é feita a abordagem é a principal preocupação porque se houver preconceito não existirá o equilíbrio necessário para assegurar a interação do sujeito com o objeto.

2) O jornal Folha de São Paulo não faz justiça ao pensamento do educador. Este reporta a idéia de que o aluno usar a linguagem conhecida do meio em que vive não está errado. Porém, o professor Paulo Freire quer passar a mesma idéia do texto “Variação Lingüística: Considerações Acerca das Práticas Docentes”, onde diz que a língua é um fator de aceitação ou ruptura e devemos conhecer e nos adequar a norma da sociedade.

ATIVIDADE 3

Segundo a aula do dia 12/09/08, o ato de comunicar é a interação com outras pessoas através da linguagem que é constituída por alguns elementos e funções tais como: o elemento emissor que tem a função emotiva, o receptor à conativa, a mensagem que é poética, o referente que é o referencial (o assunto), o código – a metalingüística como, por exemplo: a língua portuguesa.

Conforme a apostila de pedagogia; “o trabalho docente no espaço educativo”, o canal de comunicação emotivo o fator importante é o eu, na conativa tudo se concentra no destinatário, na função fática é estabelecido o contato entre o emissor e o receptor, na poética existe trocadilho, repetição ou jogo de som e na metalingüística o fator é o código.

Retornando a aula do dia 12/09/08, aprendemos que há tipos de linguagem tais como: a linguagem verbal que é a palavra falada ou escrita, a linguagem não-verbal que é representada por gestos, sinais ou símbolos e a linguagem mista que é a verbal mais a não-verbal.

A linguagem nunca é 100% objetiva e um exemplo disso é que nem sempre se entende o que a outra pessoa queria passar.

A concepção de linguagem adequada para trabalhar é a de interação, onde não é apenas transmissão, mas é interagir e construir um saber junto com o aluno.

A língua é considerada um bem público, de uso comum e a fala é a concretização e o uso é individual.

A língua ainda sofre variações de acordo com a região, a classe social, profissional ou de registro que abrange a relação e a situação em que se encontram os interlocutores, mostrando se é formal ou informal, culto ou coloquial.

Na aula do dia 26/09/08 o foco da aula foi a coerência e a necessidade da escola ensinar a gramática normativa sendo que é onde o indivíduo terá acesso a linguagem culta.

Após todas estas informações chegamos a conclusão de que a linguagem integra o indivíduo culturalmente, socialmente, regionalmente e de várias formas, portanto uma abordagem preconceituosa poderá influir na evolução, causar insegurança e até mesmo um desinteresse pelo aprendizado.
Autor: CLAUDIA MAURMANN


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