Diário De Uma Professora



No mês de março do ano de 2008, a coordenação da escola onde trabalho propôs o tema Alimentação ao pensar e planejar e com conversa com os pais monta-se o Projeto: EDUCAÇÃO INFANTIL - Aprender brincando! Alimentarem-se com responsabilidade, os pais estavam demonstrando interesse pelo projeto por ter presença na turma de alunos com anemia, pontuados por pais desesperados, com a dificuldade dos filhos em se alimentarem. Na busca de solucionar essa dramática comecei a trabalhar com a alimentação. O PÚBLICO ALVO são alunos com cinco anos, integrantes da educação infantil. Com o objetivo de conscientizar e incentivar aos bons hábitos alimentares trabalhando com as preferências alimentar dos alunos mostrando a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos; Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos e os que fazem bem à nossa saúde; foram desenvolvidas as seguintes ações;após observar a dramática da turma que alguns não lanchavam direito, dispondo de algumas figuras na sala de aula inventei a história da Tartaruguinha Vanessa que era muito comilona, essa história rendeu, elaborei um livro com os alunos e com a participação dos pais que ao tomarem conhecimento do projeto mandaram frutas para a escola, com as quais fizemos uma exposição com o nome, em letra caixa alta, respectivo de cada fruta, contagem de frutas, cores, tamanho, Verduras confecção de carimbos com batata, explorando cores e texturas, legumes na escola foi servida uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata. Trabalhamos com os alunos rótulos de embalagens de alimentos. Utilizando as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento. Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimentos lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança, tiramos fotos. Para Vygotsky a linguagem escrita é um sistema particular de símbolos e signos cuja dominação prenuncia um ponto crítico em todo o desenvolvimento cultural da criança, baseado neste teórico cada coisa ou objeto trago pelos alunos em nossa sala viram histórias contadas e escritas, também foram trabalhadas consequentemente nos princípios, fundamentos e perspectivas do currículo de ensino para a educação infantil. E as frutas foram lavadas e picadas virando uma deliciosa salada de frutas que foi compartilhada por todos. Dando continuidade em nossos trabalhos com o inicio em junho das Olimpíadas os alunos empolgados com o tema futebol, que é um dos esportes mais populares no mundo, praticado em centenas de países, esse esporte desperta interesse em função de sua disputa atraente foi explorado pelos alunos que a prática de atividade física condiciona, tonifica os músculos, ajuda na manutenção do peso, favorece a saúde óssea e proporciona bem-estar mental e integração social. Nesse momento começamos a pesquisar sobre a alimentação que deve ser feita por um jogador ou esportista.

O início do período escolar já significa o aumento das atividades motoras e também a elevação da autoconfiança da criança e sua independência dos pais e com auxilio de histórias, músicas e vídeo foram trabalhados a contextualização de que a falta de atividade física é tão prejudicial à saúde quanto o excesso de exercícios. O sedentarismo pode, indiretamente, diminuir o estímulo hormonal durante o crescimento e impedir que a criança alcance todo seu potencial genético, além de causar problemas de digestão, insônia, excesso de peso, excitabilidade nervosa e até mesmo certa dificuldade no relacionamento, que alias, influencia no seu crescimento. E sempre que um (a) aluno (a) diz que não quer lanchar, faço uma ressalva, para ser um campeão temos que comer bem, a educação nutricional tem por finalidade a formação de atitudes e práticas que conduzem à melhoria da saúde. A mesma dirigida as crianças pode contribuir para a formação de hábitos alimentares adequados, uma vez que o comportamento na idade adulta depende do aprendizado recebido na infância. Conforme Vygostsky, o desenvolvimento da criança é produto de instituições sociais e sistemas educacionais, como família, escola, igreja, que ajudam a construir seu próprio pensamento e descobrir o significado da ação do outro e de sua própria ação.

A educação infantil visa oferecer a criança bem estar físico, afetivo-social e intelectual, na qual a educação física trabalhará o psicomotor, através de atividades lúdicas, criando oportunidades para que esta criança se desenvolva, provocando a curiosidade, espontaneidade e harmonia de seu corpo com o mundo. E uma alimentação saudável é um dos fatores determinantes para se conseguir qualidade de vida e ter um bom preparo físico e desempenho atlético.

Diante do entusiasmo da turma observado e comentado em toda escola, fomos indicados pela direção para participarmos da abertura da 5ª edição do JESM (Jogos Escolares de Santa Maria), os pais vendo a impolgação dos filhos também se solidarizaram, contribuíram e ajudaram na confecção das roupas para a apresentação do evento no Ginásio Poliesportivo da cidade de Santa Maria, os alunos até hoje relata o evento como o melhor de todos.

Na escola foi realizada uma mini-olimpíadas de uma semana para que fosse pontuado aos alunos regras, disciplinas e muita determinação que consiste numa relação interativa entre os componentes pedagógicos, de forma que a função de ensinar estabeleça uma relação com o aprender; a mediação do professor ocorra tendo como premissa um contexto sócio cultural real; o aluno passe a interagir com o objeto do conhecimento. Com o inicio das olimpíadas a psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

A L.D. B (Lei de Diretrizes e Bases Nacionais) n. º 9394 de 20/12/1996, diz em seu artigo 30 que: a educação será oferecida até três anos de idade e a pré-escola de quatro a seis anos. Seu objetivo é o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a família e ação na comunidade.

Elucidamos principalmente as relações afetivas em sala de aula e colocamos este relacionamento como um desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o seu interesse pelo "crescimento" dos alunos, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem.E hoje minha turma com 28 alunos e cada qual na sua individualidade escreve o nome completo, realizam leitura. Wallon afirma que o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar.

O desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz delas. Os aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem, bem como os conhecimentos presentes na cultura contribuem efetivamente para formar o contexto de desenvolvimento e baseada nas afirmações de Wallon digo que os alunos são críticos, preocupados com uma alimentação saudável, quando busco embasar-me no Currículo da Educação Infantil e me deparo com o tema a construção da identidade e da autonomia posso afirmar que passei os conteúdos de forma eficiente e estimulante para a criança, porque sempre explanei de forma bem clara diversos textos, reportagens e músicas e que podemos estabelecer os parâmetros educativos da criança de hoje, precisamos enxergá-la em três dimensões: a corporal, a afetiva e a cognitiva; que devem desenvolver-se simultânea e concomitantemente.

Apresentação da história do camaleão "TODAS AS CORES"

Jeane de M. Barbosa


Autor: Jeane M. Barbosa


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