Alimentação Escolar, Proposta Para O Município De Seringueiras - RO



Sobre a merenda escolar.

Grande parte de nossos alunos, fazem sua principal refeição ou a mais substancial refeição do dia em horário escolar. Pensando-se nesta realidade é necessário e urgente a melhoria dos cardápios oferecido aos educandos, visando a oferta de uma alimentação balanceada que proporcione o efetivo desenvolvimento físico e mental dos mesmos.

O sistema atual, em uso no município de Seringueiras, funciona da seguinte forma: A cada aluno regularmente matriculado é atribuído um valor em torno de R$0, 18, e com este valor deve ser oferecida a merenda, sabemos que este valor é muito baixo, por isso da importância da manutenção das hortas nas escolas.

Por se tratar de órgão público é necessária a devida concorrência para a aquisição destes alimentos, ocorre que no sistema de licitação é dada prioridade ao menor valor do produto independente de sua qualidade, e chegamos ao extremo de ter-mos em nossas escolas alimentos provenientes de outros municípios, e por várias vezes foi comprovado além da má qualidade destes alimentos a deteriorização dos mesmos devido a distância dos fornecedores e mesmo as más condições de transportes; para constar lembramos que durante um bom tempo a "merenda" vinha da capital Porto Velho.

Entendemos que os recursos municipais devem ser aplicados no próprio município, criando e gerando empregos e divisas, então por que não adquirir os itens não só para alimentação escolar, mas para o Hospital e todos os departamentos ou situações onde a aquisição de alimentos se faça necessária no próprio município? Assim teríamos alimentos frescos e de qualidade assegurados em nossas escolas, fornecidos pelos próprios pais dos alunos, gerando renda e qualidade.

O problema que se apresentaé de ordem legal, mas possível em meu entender de ser contornado, explico: As APPs (Associação de Pais e Professores) são como micro e pequenas empresas devidamente homologadas e sem fins lucrativos, não seria possível as APPs como representante dos pais ( que são produtores rurais) fornecerem estes alimentos comprovando por notas as aquisições tudo legalmente? Em termos mais técnicos teríamos a "Inversão de fluxo de caixa", resta-nos então verificar a legalidade deste procedimento bem como detalhes de sua aplicabilidade.


Autor: Wolney Blosfeld


Artigos Relacionados


Agrotóxicos Nas Mesas Dos Brasileiros, Alerta Anvisa

Nutrição Na Visão Da Prática Ortomolecular

Artigos Da Constituição

Lanches Saudáveis

Gestão Democrática

Falta Uma Fiscalização De Todos.

Ranking Dos Alimentos Mais Nutritivos