Resenha: A Maior Pesquisa Sobre Saúde Infantil



BUCHALLA, Ana Paula.A maior pesquisa sobre saúde infantil. Veja, São Paulo, nº 48, p. 90-92, 1º de dez. 2004.

A importância de pesquisas na saúde.

Resenhado por Matheus Vieira Bastos

Acadêmico do 1º semestre do curso de enfermagem FASB

Com os resultados positivos e inúmeras descobertas proporcionadas por pesquisas realizadas em populações, Buchalla em sua reportagem revela que nunca foi direcionada uma pesquisa para saúde infantil, fato que levou o governo americano a planejar e patrocinar em 2007 o maior estudo já feito sobre tal classe. A pesquisa será coordenada pelo Instituto Nacional de Saúde envolvendo 100.000 crianças estudando o seu desenvolvimento tanto físico como mental sendo avaliados periodicamente. Tem o objetivo de aperfeiçoar o estudo das doenças infantis mais comuns visando os fatores de seu surgimento e tratamento, tendo como base também as tendências de problemas que essas crianças podem ter com a saúde adulta.

Ana Paula Buchalla ressalta que o incentivo do governo americano para saúde infantil só veio depois do sucesso de pesquisas realizadas no Framingham Heart Study e o Nurses Health Study. Os dois obtiveram significativos resultados com suas pesquisas tendo seus destaques nas doenças cardiovasculares e no câncer de mama respectivamente. A pesquisa teve um total apoio e contribuição da população estudada, a qual não visava nenhuma recompensa e se disponibilizavam em todo o decorrer da pesquisa em contribuir para avaliação periódica, o sucesso da pesquisa teve como fator determinante tal contribuição dos voluntários para estudos.

Atualmente as pesquisas que avaliam grandes populações estão direcionando seus estudos para o campo da genética apresentando a vida como ela realmente é, não envolvendo intervenção médica e a seleção dos voluntários é por critérios estatísticos como distribuição por sexo e idade, os quais são avaliados apenas por observação. Sendo assim estão diferenciando sua forma de pesquisa da maneira que são realizadas as pesquisas clínicas e as quais estão obtendo um melhor resultado, pois segundo o professor João Massude Filho do curso de medicina farmacêutica da Universidade Federal de São Paulo "Nas pesquisas de forma clínica a seleção de voluntários é tão rigorosa que se acaba tendo uma amostra irreal da população".

Nota-se que o resultado das pesquisas na área da saúde tem contribuído de inúmeras forma para evolução, combatendo as doenças e prevenindo-as. A ênfase que autora dar na sua reportagem sobre a deficiência que se encontra na parte de saúde infantil baseia-se na falta de pesquisas, pois nenhum levantamento específico tenha sido levantado nesta área e se quer tinha perspectivas para começar, ainda enfoca algumas contribuições de estudos na saúde. Para um melhor entendimento do assunto faltou enfatizar quais os problemas que as crianças enfrentam com essa falta, pois não sabemos das circunstâncias, a não preocupação do governo com tal investimento sendo uma classe tão importante e porque esta programada somente para começar em longo prazo sendo que consiste em um problema da atualidade.


Autor: Matheus Bastos


Artigos Relacionados


Efetivo ExercÍcio No ServiÇo PÚblico Como CondiÇÃo Para Aposentadoria VoluntÁria

Anemia Falciforme X Triagem Neonatal

A AtuaÇÃo Dos ServiÇos De SaÚde PÚblica Aos Detentos Portadores De Hiv/aids, No Complexo Penitenciario De Pedrinhas - Ma

A Avaliação Na Educação Infantil

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Alimentos Criados