A Formação Continuada Do Professor



Muito tem se comentado sobre a formação continuada do professor, sobre a capacitação profissional dos docentes. E justamente essa capacitação tem sido apontada como um dos pré-requisitos fundamentais para a melhora da qualidade do ensino no Brasil. Quiçá o ponto de interrogação seja o que é e como ocorre essa capacitação.

O conhecimento docente é subjetivo, cada docente possui um saber-fazer. Buscar conhecimento para o aprimoramento de sua prática é fundamental para o seu cotidiano. Ao colocar o conhecimento como subjetivo, percebe-se que o mesmo engloba vários fatores, como, por exemplo, sua história de vida, suas experiências familiares, suas afetividades e até mesmo suas crenças.

O professor precisa sempre refletir sobre sua prática, sobre o seu conhecimento científico e técnico tendo ciência de que não é mago do saber, na verdade ele é apenas o mediador de um processo de construção do saber. Para isso se faz necessário a sua formação continuada.De certo o professor encontra várias barreiras para continuar a sua formação, mas cabe a ele, professor procurar caminhos que possam facilitar a sua eterna formação.

Talvez se faça necessário que os professores percebam que é de fundamental importância dar ênfase ao papel dos professores como agentes de mudança, mediadores entre a informação e o conhecimento.Pode ocorrer também que ao buscar conhecimento para sua prática docente (sua formação continuada), o professor encontre barreiras. Talvez o fator econômico seja um deles.

Algumas décadas atrás ser professor não era tão "difícil" como hoje. Hoje o professor precisa se atualizar sempre precisa saber lidar com a complexidade social e com a tecnologia. Pode-se dizer que a formação continuada do professor tem dois conceitos: um no sentido amplo e outro no sentido estreito. No primeiro a formação ocorre ao longo da vida quando o sujeito (professor) está direto em contatocom o mundo. E no segundo ocorre quando o sujeito visa a sua formação profissional ampliando seus conhecimentose refletindo cada vez mais sobre sua prática.

Para aprimorar mais a sua prática o professor precisa compreender a realidade educacional e a realidade social e ter ciência que o saber docente é um saber plural.

Rosana da Silva Oliveira
Pedagoga, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Psicopedagoga em formação.


Autor: Rosana da Silva Oliveira


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