Uma Gigante Para Um Jovem Diretor



Sou diretor executivo da Madis Rodbel, uma das principais fabricantes de soluções de ponto e controle de acesso do país. Tenho apenas 29 anos e administro uma empresa de 85 anos. Não é uma tarefa fácil, mas para chegar onde cheguei, aprendi a dar um passo de cada vez.

Iniciei minha vida profissional em 1997, como estagiário da Swatch Group do Brasil, empresa onde conheci diversas áreas durante um ano. Atuei também em uma empresa de auditoria e tive a oportunidade de trabalhar na Itália. Esta experiência internacional, além de enriquecer o meu currículo, me fortaleceu profissionalmente, pois lidei diariamente com desafios de novas situações em uma cultura completamente diferente da nossa e longe da família e dos amigos. Se eu pudesse dar um conselho a todos os jovens que estão nas universidades, certamente diria, para àqueles que têm a possibilidade, para irem estudar ou trabalhar fora do país, essa é uma experiência enriquecedora e que abre os horizontes, para qualquer profissão.

Por outro lado, a experiência do dia-a-dia é primordial para a construção de qualquer carreira e o alicerce da minha profissão, administração, está nos conhecimentos que adquirimos tanto na escola como na universidade. Na faculdade, que cursei pela PUC, fui instigado a pensar grande e a planejar o que queria para minha vida profissional, nunca deixando de lado os meus sonhos. É muito bom poder transformar o que almejamos em realidade, o que só é possível quando ficamos atentos às nossas vontades, nossos interesses e àquilo que nos identificamos e fazemos bem.

Na Madis, comecei a trabalhar no departamento de compras e passei por muitos desafios. Ao longo do tempo, atuei em outras áreas e percebi que jogo de cintura era fundamental para lidar com as situações, com clientes e com números. Hoje, como diretor executivo, aos 29 anos, sei que assumi este cargo por conseqüência do meu trabalho e porque sempre acreditei na minha capacidade e no potencial do nosso negócios, que se mantêm a mais de oito décadas, e essa é uma dica para àqueles que como eu, querem se tornar grandes executivos – gostar do que faz, se dedicar ao máximo e acreditar no potencial do seu trabalho e na empresa onde você trabalha.

É uma responsabilidade gigante ser um diretor tão jovem, é preciso estar atento, procurar sempre por inovações, mas sem perder o foco na tradição e na qualidade que faz a empresa se manter no mercado. Para o administrador conseguir essa proeza, o essencial é manter-se sempre atualizado e focar o trabalho na equipe, aproveitando o que cada profissional tem de melhor.

Ao fazer um balanço de como a empresa nasceu, cresceu e suas mudanças depois que assumi a diretoria, vejo que o mais importante, dentro de qualquer profissão é persistir, dar um passo de cada vez, unindo a formação profissional, a criatividade e a nossa capacidade de enfrentar as adversidades, sempre de olho no lado positivo e nos benefícios que elas podem nos proporcionar. Seguindo este raciocínio, é possível fazer de uma empresa, referência no mercado que ela atua, e sobreviver por muito mais de 85 anos.


Autor: Rodrigo Pimenta


Artigos Relacionados


Recursos Produtivos / Cadeias De Suprimentos

Leitura: Aliada Da Vida Profissional

O Líder Na Crise

PolÍtica ComunitÁria

Graduação Senac Torna Profissionais Aptos Ao Mercado Globalizado

O Tempo Passa E...

Rótulo Sem Conteúdo