Clientividade



' -Obrigado Senhor e volte sempre!' Esta é uma frase que estamos acostumados a ouvir nas lojas, supermercados,farmácias,etc depois de adquirir um produto ou serviços de um destes estabelecimentos.Mas, isto vai te fazer voltar lá outro dia? Mesmo que esta loja tenha um preço mais alto?A clientividade está em todas as partes, nós só precisamos enxergá-la e pratica-la de forma diversificada.

Podemos entender que com as transformações do mercado as organizações estando tendo a necessidade de transformações, conscientizando-se de que não basta ter um bom produto ou um preço competitivo, elas precisam de algo mais.

O epicentro destas mudanças está exatamente na relação com o cliente, tendo em vista que a clientividade trata-se de voltar a empresa como um todo para o cliente, da forma mais abrangente possível.

Se preocupar com a competitividade não acho que seja uma opção para as empresas modernas, elas devem muito mais voltar suas atenções para o cliente potencial e atual que ela deseja conquistar e fidelizar do que dar importância a quem compõe o mercado da competição.

Para praticar a clientividade é indispensável que os clientes internos com a ajuda do endomarketing conheçam o seu produto, pois fortalecendo o conhecimento dos colaboradores gera segurança para quem está do lado de fora, essa é uma base forte para a prática da clientividade.

É também indispensável que fique claro para o cliente o produto que ele está adquirindo assim como sua satisfação, pois ele não é apenas um comprador e sim o seu melhor vendedor. E esse eu considero o objetivo principal da clientividade; gerar um vendedor a cada cliente.

Baseando-se nesta idéia conclui que o grande desafio para as empresas adeptas a clientividade é que o cliente só vende aquilo que o surpreende. Por exemplo; Um proprietário não vai dizer para todo mundo que o apartamento que ele comprou tem portas, janelas, fechaduras e elevador, porque tudo isso não é nada mais que a obrigação da construtora. Ele vai se sentir especial por ter sido convidado a visitar a obra quando o seu imóvel estava para ser entregue, por ter recebido flores e brindes na entrega de suas chaves. Isso vai torná-lo um bom vendedor.

Uma empresa que quer ter sucesso na clientividade precisa desenvolver bem o lado criativo e principalmente personalizar suas ações se possível de acordo com cada cliente.


Autor: Ilena Raylla Costa Camara


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