O Papel da Instituição de Ensino em Face da Diversidade Cultural



"o homem enche de cultura os espaços geográficos e históricos. Cultura é tudo o que é criado pelo homem. Tanto uma poesia como uma frase de saudação. A cultura consiste em recriar e não em repetir. O homem pode fazê-lo porque tem uma consciência capaz captar o mundo e transformá-lo (FREIRE, 1979, p. 30-31)."

Cultura é o conjunto de crenças, valores, comportamentos e regras morais que conferem identidade a certo grupo humano. Na verdade a cultura corresponde ao modo de vida de um povo ou nação, constituindo e expressando o seu modo de sentir, pensar e agir. E segundo Aurélio:

"O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc. Transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade". Aurélio 1997.

Todos os povos ou grupos étnicos possuem cultura - modo específico de sentir, pensar e agir de sociedades e comunidades-, entretanto nenhuma cultura é superior a outra, assim como as questões da diversidade cultural e da igualdade de direitos para as diferentes culturas deve ser respeitada.

Portanto o direito à diferença e à construção individual e coletiva das identidades através das expressões culturais torna-se elemento fundamental para uma cultura de paz, reconhecendo e valorizando as diferenças culturais .

A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca aos educadores o grande desafio de estarem atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e ainda e buscaremo domínio de um saber crítico que permita interpretá-las.

A escola tanto pode proporcionar o acesso a várias opções diferentes, apresentando culturas alternativas aos estudantes, como pode limitar e dirigir esse acesso. E assim como os pais, o seu papel é de extrema importância.

Na verdade a escola é um local formado por uma população com diversos grupos étnicos, com seus costumes e suas crenças. Segundo Morin (2001, p. 56):

"a cultura é constituída pelo conjunto dos saberes,fazeres, regras, normas,proibições, estratégias, crenças, idéias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cadacultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas."

A instituição de ensino tem por obrigação conhecer os mecanismos da dominação cultural, econômica, social e política, percebendo as diferenças étnico-culturais sobre essa realidade cruel e desumana.

Perrenoud (2000, p. 90), aborda que enfrentar o desafio de propor um ensino que respeite a cultura da comunidade significa constatar cada realidade social e cultural com a preocupação de traçar um projeto pedagógico para atender a todos sem exceção.

Grupos minoritários, como negros, índios, homossexuais, mulheres, deficientes físicos e outros, são excluídos do processo social e excluídos mais uma vezquando adentram à instituição de ensino.

Segundo o Prof. Kabengele Munanga, a identidade é para os indivíduos a fonte de sentidos e de experiência. Toda identidade exige reconhecimento, de outra forma, poderá sofrer prejuízos se for vista de modo limitado ou depreciativo.

Na verdade não basta garantir o acesso do individuo à escola, necessário se faz permitir sua permanência.

Embora seja a escola o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural, é também o local mais discriminador. E por assim ser existem escolas para ricos e pobres, de boa e má qualidade, respectivamente.Portanto trabalhar as diferenças é um desafio para a instituição de ensino e para o professor, uma vez que ele é o mediador do conhecimento, ou seja, um facilitador do processo ensino- aprendizagem

A busca constante de alternativas para trabalhar e respeitar às diferenças, tem o poder de transformar desigualdades em aprendizagem. Moreira (2002, p. 106) diz:

"o avanço das pesquisas e da experiência, os professores disporão de instrumentos que lhes permitem delimitar melhor a natureza dos obstáculos à aprendizagem encontradas em cada aluno e, portanto, saber se requerem uma intervenção urgente, ou um desvio, ou um tempo de latência, por exemplo, dando à criança tempo para crescer, amadurecer, superar as crises familiares ou problemas de individualidade. Os professores precisam encontrar meios de criar espaço para mutuo engajamento das experiências de multiplicidade de vozes, por um único discurso dominante. Mas professores e alunos precisam encontrar maneiras de que um único discurso se transforme em local de certeza e aprovação."

Pensar o multiculturalismo, talvez seja um dos caminhos para combater os preconceitos e discriminações ligados à raça, ao gênero, às deficiências, à idade e à cultura, constituindo uma nova ideologia, uma vez que nossa sociedade é composta por diversas etnias, nas quais as marcas de identidade,como cor da pele, modos de falar, diversidadereligiosa, entre outras, fazem a diferença em nossa sociedade.Tais marcas definem, não só a identidade do indivíduo, mas também sua posição na sociedade.

Referênciasbibliográficas

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 24 ed, Rio de Janeiro: 1979.

MOREIRA, A. f. e SILVA, T. T., Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

MUNANGA, Kabengele. O preconceito racial no sistema educativo brasileiro e seuimpacto no processo de aprendizagem do "alunado negro". IN: Utopia e democracia na Escola Cidadã. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal de RGS, 2000.

Novo Dicionário Aurélio. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 1997, 2ª edição, editora Nova Fronteira.

PERRENOUD, Philppe. Pedagogia diferenciada: das intenções às ações. Porto Alegre: Artemed, 2000.


Autor: DEGMAR AUGUSTA


Artigos Relacionados


A Função Da Escola E Da Educação

Consolidação Da Diversidade Cultural

O Papel Do Professor Em Face Da Diversidade Cultural

A Diferença Entre Cultura Organizacional E Clima Escolar

Dia Internacional Dos Direitos Humanos

A Diferença Entre Cultura Organizacional E Clima Escolar

A Paz Como Realidade