O Libertador da Humanidade



O LIBERTADOR DA UMANIDADE

As sagradas Escrituras revela vários atributos de Deus que o enaltecem como libertador da raça humana, como: Deus de amor, Deus misericordioso, Deus onipotente e Deus onisciente.

O plano divino para a salvação da humanidade foi plenamente cumprido no sacrifício inocente, amoroso e vicário de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo( Jô 1.29; Cl 4.4,5)

A EXPIAÇÃO NO ANTIGO TEXTAMENTO.

De acordo com as Escrituras Sagradas no Antigo Testamento, o sacrifício de animais realizado pelo povo daquela época tinha por objetivo de espiar seus pecados cometidos contra seus semelhantes, seu corpo e contra Deus.

A natureza dos sacrifícios no Antigo Testamento referia se ao Holocausto, (Lv 1) A oferta de manjares (Lv.2) Oferta pelo pecado Lv 4) Oferta pela culpa (Lv 5), tinha o propósito de expurgar os pecados os pecados cometidos contra Deus e as outras pessoas. Os sacrifícios do Antigo Testamento cumpriram plenamente em Jesus cristo. Se observarmos as escrituras observa quando Adão e Eva desobedeceram a Deus sendo expulsos do Jardim do Édem,

Deus os fez uma promessa, da semente da mulher nasceria um varão que o esmigalharia sua cabeça de satanás o enganador, nisto podemos entender que seria a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para redimir os seres humanos que crerem em suas palavras.

Os sacrifícios oferecidos a Deus através de animais simplesmente expurgava somente os pecados externo dos homens, a cada vez que alguém pecasse deveria sacrificar um animal, até mesmo o sacerdote teria de oferecer seu sacrifício a Deus antes de oferecer os sacrifícios do povo a Deus.

As Escrituras Sagradas relatam piamente que mesmo que os povos daquela época oferecessem seus sacrifícios, mas em suas consciências ficavam gravadas suas culpas. A justiça divina, que reclamava a reparação imediata do pecado cometido, era satisfeita apenas temporariamente. Porque, segundo a Bíblia, é impossível que o sangue de animais pudesse purificar o homem de seus pecados, purificavam apenas a carne, somente o sangue de Cristo, purifica o homem e sua consciência das obras mortas do pecado (Hb 9.13,14).

A EXPIAÇÃO EM O NOVO TEXTAMENTO.

A condição em que o homem se encontrava neste planeta era totalmente caótica e a expiação através do sangue de Jesus foi necessária por dois motivos:

a) A santidade de Deus. Deus é tão puro e santo, que não pode olhar diretamente para o pecado, sobe pena de fazer recair sobre ele sua ira e seu juízo (Hc 1,13).

b) A pecaminosidade do homem. O pecado interrompeu de tal modo o relacionamento do homem com Deus, que sua santa ira exigiu a condenação imediata do pecador. Assim, para evitar a destruição da raça humana, ou seja, a morte espiritual do ser humano foi requerido um sacrifício inocente, o sacrifício de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na cruz do calvário para resgatar o homem dos seus pecados.

O sacrifício de Jesus Cristo através da sua morte na cruz tem alcance infinitamente maior e mais profundo que os sacrifícios de animais no antigo pacto. O sangue daqueles animais cobria provisoriamente o pecado ( Sl 51.9; Is 38.17; Mq 7.19). Mas, em o Novo Testamento, mediante o derramamento do sangue de Cristo, o pecado foi quitado, perdoado, tirado (Hb 9.26,28).

Deus por sua infinita bondade e misericórdia enviou seu único filho para pagar todos os pecados da humanidade. A única coisa que o homem precisa fazer é aceitar as regras de fé das Escrituras Sagradas. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que que deu o seu filho unigênito, para que todos aqueles que nela crer não pereça mas tenha ávida eterna( Jô 3.16).

Porque Deus enviou seu filho a este mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (Jô 3.17).

Quem crer nele não é condenado, mas quem não crer já está condenado (Jô 3.18).

O objetivo do criador é cumprir sua promessa feita a Adão e Eva no Jardim do Édem quando eles desobedeceram a Deus dando inicio ao primeiro pecado cometido pelo ser humano.

Jesus morreu na cruz, foi sepultado, ressuscitou no terceiro dia como havia prometido, seguindo as que haviam escritos a seu respeito, estive alguns tempos ainda na terra instruindo seus discípulos, subiu ao céu e está assentado em seu trono a direita de Deus, esperando o momento em que voltará para buscar aqueles que aceitaram seus mandamentos. Aqueles que escolheram seu caminho que os levam a praticar o bem para si e pelos seus semelhantes.

No entanto o Senhor Jesus aguarda a cada ser humano que trilharam e trilham seus caminhos aqui na terra em busca do bem ou do mal para julgar a cada um, uns receberão galardão para vida eterna e outros receberão a condenação eterna.

Após a volta de Jesus a este mundo, a buscar um povo que estão se preparando para encontrar-se com seu salvador através da santificação de seus corpos, o Senhor Jesus assentará em seu trono de justiça para julgar a cada um sem extinção de cor, raça, bens matérias, poder aquisitivo, credo ou religião para fazer justiça a esta humanidade, cada um receberá seu galardão merecido naquele dia.

Aqueles que for encontrado seus nomes escritos no livro da vida serão salvos, mas os que seus nomes não estiver escrito serão lançado cada um no lago de fogo( Ap 21.11-15).

BIBLIOGRAFIA

--------BIBLIA de Estudos Pentecostal. Antigo e Novo Testamento. Revista e Corrigida ed. De 1995.


Autor: João do Rozario Lima


Artigos Relacionados


Sobre Homossexualismo, Você Sabia?

Por Que Jesus Teve Que Morrer?

O Cordeiro De Deus

O SacrifÍcio De Cristo É Definitivo

AbenÇoar E Orar

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!

O TÚmulo Que Deu Vida À Cruz