O Guerreiro Kung Fu E A Sociedade Chinesa



A princípio, os guerreiros Kung fu usavam os antigos exercícios para se manterem em forma para combates corpo a corpo. Sua fama de guerreiros de extraordinária força e resistência aos poucos atraiu a atenção geral para seu estilo de vida e seus programas de exercícios. Homens e mulheres comuns começaram a reconhecer o valor dos exercícios para a saúde, e a adotá-los como forma de ginástica. Assim, um mestre de Kung Fu inventava um novo exercício, a notícia transpirava, e em pouco tempo o mesmo exercício estava sendo usado pelo povo.

Na verdade, praticamente todas as formas de exercícios praticadas pelos chineses nos últimos cinco mil anos foram inventadas pelos guerreiros Kung Fu e eram usadas originalmente para a Defesa Pessoal.

Na China, ninguém faz exercício apenas para fortalecer os músculos. Nem ao menos existe uma palavra para ginástica na língua chinesa.

O termo mais próximo é Kung Fu Mo Sot, que é o nome do sistema completo de Desenvolvimento do corpo para autoproteção, e também o nome de um sistema filosófico.

No violento passado feudal da China, quem não era capaz de se defender não durava muito.

E não bastava ter um corpo bem desenvolvido, era preciso conhecer a arte da defesa pessoal e possuir uma saúde de ferro. A tradução da expressão Kung Fu Mo Sot demonstra muito bem a dualidade da arte, pois Kung Fu significa:  esforçar, empenhar sua energia para alcançar o homem sábio(Sabedoria), isto esta ligado a disciplina física e mental, enquanto Mo Sot é a aplicação dessa disciplina para o combate.


Autor: Geraldo Monnerat


Artigos Relacionados


Artes Marciais Em Niterói E Rio De Janeiro - O Sistema Wing Chun Kung Fu

Kung Fu – Todos Podem Aprender?

Artes Marciais

Kung Fu E Sua Idéia Inicial No Aspecto Do Desenvolvimento Humano Na ótica De Geraldo Monnerat

Kung Fu Um Diferencial No Comportamento Social

Por Você

Kung Fu Wing Chun E O Conceito Da Simplicidade Nas Artes Marciais Na Visão De Mestre Geraldo Monnerat