A ética Da Honra E Da Vingança: Códigos Inscritos No Ethos Sertanejo



A doutrina da vingança atravessa todos os meus escritos, todas as minhas aspirações, como o fio vermelho da justiça. Dühring.

Iniciemos este estudo com a etimologia da palavra vingar a qual sua origem latina consiste em vindicare 1 . Este termo possui dois sentidos: primeiramente significa reclamar alguma coisa perdida, ou seja, exigir a restituição através da punição do ofensor. Também significa resistir vivo, algo que prosperou ou que adquiriu êxito na satisfação de algum interesse. Referente ao primeiro sentido, a atitude de cobrança de algo perdido através da vingança, se conforma em causar outra perda na mesma proporção em que se configurou a primeira. Assim, a reclamação do que foi perdido caracteriza-se como a repetição do dano de maneira a querer equilibrar os prejuízos dos lados oponentes.

A filosofia também pode contribuir para a compreensão da temática em questão, pois ao se referir ao homem e conseqüentemente alude a sua vivência social. É pertinente então registrar as considerações do filósofo Nietzsche o qual têm como temas centrais da sua reflexão, a origem e a constituição dos valores que orientam a cultura ocidental. Sobre a vingança este filósofo questiona: Como pode a dor compensar a dívida? 2, e em seguida responde: O fazer sofrer causava um prazer imenso à parte ofendida: fazer sofrer! Isto era uma festa! 3. De acordo com Nietzsche, na mais antiga e remota história do homem, este não se envergonhava de sua crueldade e por isso a vida sobre a terra era mais serena e feliz. Ele se refere explicitamente ao doentio moralismo que ensinou o homem a envergonhar-se de todos os seus instintos.  4 . Afirma então que desde os tempos antigos e quase também nos modernos as relações da comunidade com seus membros são as de um credor para com seus devedores. Para ele, viver em sociedade quer dizer ... estar protegido na vida e fazenda, gozar da paz e da confiança, estar livre de certos danos e perigos aos quais estão sujeitos aqueles que vivem fora. 5 .

Convém então, antes de adentrarmos nas abordagens do estudo da Ética da Vingança no Ethos Sertanejo, uma breve delimitação sobre o conceito de Ética. Ingressaremos nessa discussão porque é importante salientar que para entendermos sobre este tipo de ética, precisamos entender a conceituação do termo ethos, o qual para Henrique Vaz, sua acepção etimológica é de morada do homem. Ele diz que o ethos consiste no: Lugar de estada permanente e habitual, de um abrigo protetor, ... um estilo de vida e ação. ... no espaço humano do ethos se inscreve os costumes, os hábitos, as normas, os interditos, os valores e as ações. 6

Diante disso, podemos entender ethos como um costume, como uma maneira de ser, um caráter ostentado que segundo Vaz, instala-se através da práxis, (costume), ou seja, das ações filiadas por uma tradição. Para tanto, a recorrência dessas ações em um meio constitui um processo cíclico na configuração de uma Ética. Assim é que se estabelece a Ética da Vingança, como uma entidade mantida por indivíduos que incorporam e assimilam regras visando assegurá-las e legitimá-las. Por isso, por algumas vezes, as atitudes vindicativas podem consistir em atos visivelmente involuntários servindo somente para manter a ética em vigência.

Considera-se plausível neste caso, afirmar que uma Ética da Vingança, no universo sertanejo, é mantida por um ethos que acredita na justiça feita com as próprias mãos através da lógica do olho por olho, dente por dente. Tal sistema justifica-se como conseqüência da violação de um estatuto social ou familiar, através da cobrança de uma perda. Muito embora, mesmo que a restituição não seja possível, a punição, mediante as várias estratégias de castigo implica em um estado de lei que contraria a Lei do Estado.

Pode-se entender, portanto que o ethos é possuidor de um caráter de pertencimento e de adesão a um meio já que intimamente é assimilado como uma espécie de abrigo protetor.Dessa forma, o indivíduo para se fazer pertencer a um grupo precisa aderir às suas convenções e incorporar um jeito de ser comum a este grupo. Vale salientar que o jeito de ser, aqui estudado, é o sertanejo, o sujeito possuidor de um ethos que ostenta a honra e exige respeito e consideração a esta honra, como fator fundamental para a convivência em grupo. Já os que transgridem as regras e os costumes do grupo a eles são conferidas normas de punição efetivamente aceitas e legitimadas dentro da comunidade. Daí surge a ética vingativa como estratégia de cobrança e de punição. Nietzsche é quem nos esclarece sobre o que sucede aos transgressores:

À comunidade, o credor far-se-ão pagar a sua dívida. Aqui não se trata só de um prejuízo: O culpado é também violador do compromisso, e falta à sua palavra à comunidade que lhe assegurava. ... o culpado é um devedor que não só não paga as suas dívidas, senão que também ataca o credor ... a cólera dos credores ofendidos constituio-o outra vez no estado selvagem ... o castigo é simplesmente a imagem, a mímica da conduta normal a respeito do inimigo detestado. ... que perdeu todo o direito não só à proteção, mas também à piedade. 7


Autor: Sandra Moreira dos Santos


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