Em Nome de Deus



EM NOME DE DEUS

Você já parou pra pensar quantas barbaridades o homem já cometeu, em nome de Deus, ao longo da história?
Desde o início da humanidade o homem tem cometido inúmeras injustiças e, praticamente todas, em nome de Deus. Os piores crimes cometidos pelo homem foram feitos em nome de Deus. Vamos citar alguns a titulo de ilustração. Veja: "Em nome de Deus os escravos eram doutrinados para o sofrimento e para a morte; os índios foram obrigados a abandonar seus costumes, suas crenças e abraçar uma fé desconhecida. Em nome de Deus eram feitos os ordálios. Pra quem não sabe, ordálio era uma prova absurda de culpa ou de inocência. Se um marido duvidava da fidelidade de sua mulher, fazia-se um ordálio: jogava-se a mulher num tacho de óleo fervente. Se queimasse, era culpada; e se não queimasse, era inocente. Claro, queimava sempre! Foi também em nome de Deus que muitos homens e mulheres inocentes foram torturados e queimados vivos em praça pública pela Igreja, no tempo da inquisição, porque pensavam diferente. Também, em nome de Deus, a Igreja queimou muitos neuróticos, tidos como possessos do diabo. Em nome de Deus, Josué, mandou massacrar homens, mulheres e crianças, na conquista da Terra Prometida; Moisés mandou liquidar toda família de Coré, Datã e Abiram (Nm 16-17), em nome de Deus. Foi também em nome de Deus que Jefté sacrificou à espada sua filha, virgem adolescente (Jz 11,31. 34-40). Enfim, não foi em nome de Deus que o próprio Filho de Deus, Jesus de Nazaré, foi condenado, tanto no civil como no religioso?" (Livro: "Deus sonho ou pesadelo" de Frei Ovídio Zanini).
Diante de tanta barbaridade cometida em nome de Deus e, muitas delas com o aval da Igreja, e de tantas outras que não é possível relatar, creio que o conceito de Deus no inconsciente do ser humano não é dos melhores. A imagem de Deus está desfigurada no inconsciente do homem. Se não houver uma reformulação desse conceito de Deus, as igrejas, de um modo geral, que agem em seu nome, terão dificuldades para arrebanhar fiéis. Nossas crianças, jovens e adolescentes tem andado indiferente com relação à religião, com relação a Deus e com razões que elas mesmas desconhecem. No fundo é como se dissessem: esse Deus é terrível, é melhor manter distância. Mas tudo isso pode ser resolvido. Basta que a Igreja se preocupe menos com sua doutrina e seus dogmas, e anuncie mais a religião de Jesus e a verdadeira doutrina por Ele revelada. Na religião de Jesus, Deus é um Pai fantástico, cheio de amor e misericórdia. Um Deus que se preocupa com o mais pecador dos homens. O Deus do filho pródigo. O Deus revelado por Jesus Cristo muitas vezes não é o mesmo Deus pregado pelas religiões. O Deus de Jesus nos fez a sua imagem e semelhança, capaz de amar, de perdoar, enquanto que o Deus das religiões muitas vezes é um Deus criado a sua imagem, para satisfazer os seus interesses e para manter o povo fiel aos seus líderes. Ele não liberta, mas oprime, impõe medo. Esse Deus é falso e não vale a pena ser conhecido. Somente o Deus de Jesus pode libertar o homem da escravidão interior em que vive.


João Vitor Mariano
Uraí - PR.


Autor: João Vitor Mariano


Artigos Relacionados


Deus Só Pode...

Deus Promove O Marido E A Esposa

Mulheres Cristãs

Pode Vir Coisa Boa De Você?

Significado Secreto Do Nome De Moisés

Pecado

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!