A Geração dos Desajustados



Todos estamos cansados de saber dos malefícios que as drogas trazem para a saúde.Os dados também são alarmantes e não temos mais como fugir. Podemos estar vivendo agora em uma Geração de pessoas desajustadas psicológicamente devido à atuação dos elementos químicos presentes nas drogas, principalmente as ilícitas, usadas inclusive durante a gestação.

Até o fim dos anos 70, a desinformação festou e a geração Paz e Amor acreditava que as drogas abriam as portas da mente.

Essa doce ilusão caiu por terra com os avanços científicos que mostram agora que basta uma única dose do ácido muito usado em danceterias para que o cérebro do usuário nunca mais seja o mesmo vindo a perder parte da capacidade cognitiva, segundo pesquisa da Universidade de Oxford. Muitos jovens já provaram essa moderna ilusão e outros muitos usam com frequencia..

A porta de entrada para as drogas ilícitas geralmente é a maconha, cujas substâncias ativas degradam a personalidade do usuário, que geralmente fica preguiçoso e com dificuldades de concentração. Ao contrário do que se pensava nos anos 70, a maconha é muito mais prejudicial do que o cigarro, para o usuário, para a família e para a sociedade.

Atualmente, as drogas mais usadas são as manipuladas em laboratório como é o caso do ácido ou bala e do crack ou cocaina barata.

Usuários de crack muitas vezes são capazes de qualquer ato para conseguir a droga. Estudos demonstram quealguns usuários de crack estãose contaminando rapidamente com o vírus da Aids e da Hepatite. Sabe-se que o campo do cérebro responsável pelas decisões seja altamente afetado no usuário do crack que não consegue mais medir a consequencia de seu atos, partindo inconsequentemente para a violência e até mesmo a prostituição sem o uso de preservativos na fissura pela droga.

A qualquer hora do dia, mas principalmente à noite já podemos ver nas médias e grandes cidades brasileiras, inúmeros dependentes químicos agindocomo animais, provocando o medo e a piedadenos transeuntes, expondo a sua vida e a de outros inocentesa riscos.

A dependência química é uma doença e deve ser tratada como tal porém , a sociedade não pode se acostumar a isso. Traficantes à parte, é preciso punir sim o usuário dedrogas, não o vendo apenas como a vítima, pois todasas escolas e meios de comunicaçãoalertam sobre os malefícios e a ilegalidade dessas drogas . Muitas vezes não é o traficante o responsável pela inserçao de uma pessoa às drogas, mas um amigo que quer compartilhar o barato com o outro que nunca provou. Esseamigo deve ser denunciado e tratado como traficante também. Uma geração inteira de desajustados psicológicamente já está por aí. Medidas urgentes devem ser tomadas ou a sociedade civilizada corre o risco de desaparecer.

Parece drástico, mas é a núa e pura realidade. A sociedade organizada precisa tomar medidas que poupem pelo menos parte da população.

Sugiro que sejam obrigatórios exames anuais no Serviço Público Federal, Estadual e Municipal, nos 3 Poderes, para detecção do uso de drogas ilícitas.
Se for constatado o uso de drogas ilícitas, o servidor deveria responder processo administrativo com as respectivas punições e ser encaminhado para tratamento médico e psicoterápico.

Também sugiro que os devidos Conselhos e Ordens de médicos, advogados e profissionais realizem esses exames anualmente para poupar a sociedade que usatais serviços de possíveis imperícias, que na maioria das vezes trazem resultados dramáticos.
É preciso distanciar das drogas os responsáveis pela so
berania da nação urgentemente porque uma possível epidemia de desajustados está batendo à nossa porta.
Autor: Edson Rodrigo Fretta 07 de novembro de 2008


Autor: Leão do Sul ERF


Artigos Relacionados


RepressÃo Ao Uso De Armas E LiberaÇÃo Ao Uso De Drogas: A Quem Interessa?

As Sete Pragas Da Sua Cidade

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

O Álcool

Jornada De Trabalho No ServiÇo PÚblico

Pasma Imaginação