Lei das Selvas



Os mais fortes sobrevivem. Essa é a "Lei das selvas". Quem é mais forte, o homem ou a floresta? O homem possui mais recursos capazes de subjugar a natureza ás suas necessidades, sem se importar em manter um equilíbrio, uma consciência de algo chamado, desenvolvimento sustentável. Desenvolver-se de modo sustentável é crescer de maneira que não seja necessário transpor a floresta como uma barreira, mas que se adapte á ela.

No Brasil, existem muitos latifundiários (grandes proprietários de terras) que desmatam, queimam, destroem a floresta em busca de mais posse, mais posto, maior área de plantio. Não que pequenos produtores também danificam a mata, porém o dano causado pelos primeiros é bem maior.

Uma das medidas cabíveis para conter essa investida contra a Amazônia é aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas áqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

A maior fiscalização descobriria com mais freqüência desmatamentos irregulares e a chance de prender em flagrante os agentes deste crime seria maior. As multas pesadas a quem pratica a derrubada de árvore ilegal viria a coibir quem financia esta ação. Quando se teme uma punição mais pesada, aquele que teme pensa bem antes de qualquer atitude.

O ponto contrário a essa medida é a grande demanda de fiscais que exigiria a execução da mesma além dos recursos monetários específicos que não seriam poucos.

Com uma administração mais eficiente dos recursos que possui o Governo Federal, possivelmente em parceria com Estados e Municípios, poderiam pôr em prática essa medida que ajudaria muito no combate ao desflorestamento irregular.

A floresta amazônica é um bem nacional de importância mundial. Ajudar a Amazônia é ajudar o mundo.


Autor: Maria José Lima de Melo


Artigos Relacionados


Amazônia, Qual é O Nosso Futuro?

A Amazônia é Uma Boa Zona

A Igreja Do Senhor é Invulnerável

Amor NÃo DÁ Em Árvore

Riqueza Farmacológica

Amazônia Sustentável - Solução

Amazônia (in) Sustentável!