Marketing: Uma Visão das Marcas Próprias no Segmento de Varejo



Centro Universitário de Belo Horizonte

Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Especialização "Lato Sensu" em Marketing e Comunicação

MARKETING: UMA VISÃO DAS MARCAS PRÓPRIAS NO SEGMENTO DE VAREJO¹

Janise Márcia Alexandre Zarattini²

Rogério Tobias³

Belo Horizonte, outubro de 2008.

Resumo

Vivendo em um mercado altamente competitivo, de busca constante por inovações, diferenciações e maiores ofertas, é comum que as empresas facilitem o poder de escolha de seus clientes, sendo assim, utilizam de suas ferramentas. O mercado se volta a estratégias de competição que visam o crescimento, posicionamento e lucratividade. Quando há a referência às estratégias não se deve esquecer as tão conhecidas e requisitadas marcas próprias, pois estas comprovam o sucesso em suas linhas de fabricação e venda (por seus preços, ou por sua qualidade), o que propicia benefícios e visão externa diferenciada em relação ao ponto de venda a que aquela determinada marca se destina. Quando a observação se volta à prática, os produtos com marca própria funcionam como ferramenta para conquistar a fidelização do consumidor, se garantindo como peças fundamentais e competitivas.

Palavras chave: Posicionamento, Marcas Próprias, Ponto de Venda, Consumidor.

ABSTRACT

Is common that companies facilitate the choice power of clients Living in a highly competitive business, of constant search for innovations, differentiations and bigger offers, using and abusing of their tools. The market come back to competition strategies searching development, positioning and profitability. When there is reference to strategies, it can't forget the known and requested proper mark, there before that prove the success in your fabrication lines and sales (to their price, or to their quality). It bring benefits and differentiated external vision in relation sales point that determined mark it destines. When our observation to come back at practical, the proper mark products function like tool to conquer the faithful consumer, guaranteeing basics and competitive parts.

Key Words : Positioning, Blemishes Custom, Point of Sale, Consumer.

1 Introdução

Estudar os fatores que levaram ao longo dos últimos anos, os produtos denominados como "Marcas Próprias", a alcançarem ascensão de mercado, tornando-se campeões de vendas e atingindo o gosto e aprovação das mais variadas camadas da população, é o intuito deste trabalho. Para tanto, são expostos ao longo deste estudo as características pertinentes a esse segmento de mercado.

O que motiva o estudo é descrever o porquê dessa tendência que crescente no mercado, fazendo com que a cada dia, novas empresas concorrentes surjam e com eles a necessidade do desenvolvimento de mais produtos de marca exclusiva.

O mercado de varejo brasileiro passa por diversas evoluções, e no segmento de supermercados a utilização de marcas que carregam em seus rótulos a marca do estabelecimento a que estas estão destinados tem sido objeto de resultados positivos nos últimos anos. Os clientes passaram a ter maior aceitação por esses produtos de marcas próprias, o que reforça essa estratégia.

Neste trabalho é feita uma avaliação dos principais conceitos de marketing enfatizando o segmento na área supermercadista, particularmente a questão da estratégia de utilização das Marcas Próprias. Serão apresentados também, os principais conceitos que fazem referencia ao tema, e a influência exercida sobre o mesmo, sendo estes pautados de acordo com a observação de renomados especialistas da área. Para tanto, serão abordados os conceitos de marketing, varejo, marca, produto, dentre outros.

Ainda, serão mencionados ao longo deste estudo os 4 P's, a segmentação de mercado, o ciclo de vida dos produtos, como também os demais objetos que envolvem e caracterizam o mercado.

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Autor: JANISE ZARATTINI


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