Por Que as Empresas Perdem Seus Funcionarios?



A utilização da força de trabalho do homem é a fonte de geração de riqueza na economia global, assim como nas unidades produtivas. Portanto cabe as empresas selecionar e manter os melhores trabalhadores existentes no mercado de trabalho para que sejam competitivas. Contudo no contexto contemporâneo deste mercado de trabalho, percebe-se uma subversão no desejo dos profissionais, comparativamente aos trabalhadores do século passado. Hoje o trabalhador está preocupado com outros fatores além de um salário elevado, este novo trabalhador busca desenvolvimento profissional e pessoal, e sabe muito bem os meios que podem proporcionar-lhes isto, e desta forma optam por ceder ao assedio de empresas concorrentes ou até mesmo sair para montar seu próprio negocio. Assim as empresas devem gerar condições para que os seus profissionais se sintam felizes e motivados a produzir na empresa, o que garantiria sua competitividade no mercado.

As empresas devem melhorar sua capacidade de comunicação interna com a finalidade de garantir a transparência das ações internas entre os distintos setores da empresa, um exemplo disto seria a criação de campanhas que permitam entender as necessidades dos empregados, através de pesquisas internas com a utilização de um órgão exógeno a empresa e através da captação de feedback entre os gerentes de divisão. Em um segundo momento seria necessário o direcionamento de soluções para as varias necessidades encontradas entre os empregados, pois as necessidades variam conforme o perfil de cada grupo.

Um outro ponto importante é o da geração de expectativa positiva de produtividade, que nada mais é do que a criação de condições de trabalho que permitam ao empregado acreditar que ele pode desenvolver ou participar de bons projetos.Uma maneira de otimizar esta variável é o ordenamento e a geração de uma sincronia na ação de todos os setores da empresa. Para Martin(2008: 27) " outra coisa que segura o pessoal é contar com tudo aquilo que precisam- de ferramentas e recursos a apoio gerencial dos superiores- para fazer bem o trabalho".

O ajustamento dos salários conforme o mercado, pois isso daria algo empírico ao trabalhador para que ele se sinta valorizado na empresa, e também para que isto não sirva de motivo para por exemplo uma mudança de emprego.

Porem talvez o fator mais importante seja desenvolver no funcionário um compromisso emocional com a missão da empresa que deve ser muito clara e objetiva. Segundo Martin(2008: 27) " quase um terço dos profissionais de alto desempenho disseram que aquilo que desejam para a sua própria carreira não é o mesmo que a empresa quer deles".

Portanto, percebe-se que trabalhador contemporâneo quer mais do que simplesmente passar a vida inteira em uma empresa somente por conta de um bom trabalho, se esta empresa faz com que seu trabalho pareça fútil. Este profissional deseja desenvolver-se como profissional e como pessoa, criando e fazendo parte de projetos que lhe proporcione isto, cabendo as empresas a se adequar a esta nova realidade do mercado de trabalho, dando condições ao trabalhador de ser sabedor das intenções da empresa através de uma boa comunicação interna, criar expectativas positivas para sua permanência na empresa, valorizar seus empregados pagando-lhes um salário justo e acima do custo de oportunidade do trabalho. E por ultimo o desenvolvimento de um compromisso emocional entre o empregado e a missão da empresa. Desta forma as empresas evitarão que seus empregados busquem alternativas profissionais em outras empresas.

BIBLIOGRAFIA.

MARTIN, Jean., Harvard Business.São Paulo: Segmento, 2008.


Autor: José Chavaglia Neto


Artigos Relacionados


GestÃo

O Que é Trabalho Temporário?

Dia-a-dia.

Empresário! Por Que Mudar?

Comunicação, A Chave Do Sucesso Para O Secretariado

Capacitação é A Solução

Planejamento Estratégico De Marketing - Métodos E Aplicações